Um pároco na província do Kunene avisou que a situação de fome que se vive na zona poderá terminar em “tragédia” com actos de violência.
O padre da igreja católica Gaudêncio Felix disse ser necessária uma intervenção do estado para se evitar “uma catástrofe”.
"É uma situação que pode terminar em tragédia igual o que aconteceu na Venezuela, caso não haja uma intervenção seria do estado”, disse.
“Podemos assistir uma catástrofe aqui no Cunene por causa da fome, quando as pessoas perderem a capacidade de sobrevivência e podemos imaginar um cenário de violência e roubo ,invasão as lojas para encontrar comida”, acrescentou afirmando ainda que “deveria ser decretado já o estado de emergência e não esperarmos que as pessoas morram para se agir".
Na vizinha província do Cuando Cubango a situação é ainda pior com mortes de pessoas por fome disseo activista comunitário Sergio Kalundungo que culpou o governo pela situação.
"Estas pessoas estão a morrer por serem vitimas de negligência de falta de politicas publicas e de insensibilidade ", disse.
"Dada a magnitude do problema fazia sentido decretar estado de emergência e sobretudo o estado angolano devia rever imediatamente as actuais medidas que tem vindo a implementar para acudir o problema", disse.
Ajuda o nosso portal a crescer, entre em contacto connosco pelo WhatsApp +557592433460 e faz uma doação

0 Comentários