A Polícia de Intervenção Rápida (PIR), braço especial da Polícia Nacional de Angola vai contar, nos próximos tempos, com um novo estatuto orgânico, que se adequa ao contexto actual. A informação foi avançada, em Luanda, pelo Comandante daquele órgão, Comissário, Tito Munana.
O Comandante, que intervinha no acto central do 28° aniversário daquela força especializada em matéria de intervenção policial, avançou que o documento já foi enviado ao Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral, Paulo Gaspar de Almeida, para devida apreciação e aprovação.
"Estão também já elaborados, fundamentados e postos à consideração superior, o regulamento e a insígnia da PIR, a proposta sobre a extinção das unidades territoriais e a criação das unidades regionais, assim como a proposta do local para transferência do Centro de Adestramento Especial", resumiu o Comandante Tito Munana, que, há mais de dois meses, se encontra no comando das forças da PIR.
O Comandante disse ainda que uma das apostas do seu Comando é o rejuvenescimento das forças, assim como a promoção do género no cargo de mando e chefia, pelo que avançou ter já propostas para nomeação de mulheres na liderança dos comandos da PIR.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Destacando os feitos da PIR, lembrou que a corporação surgiu em 1992, aquando da visita do Papa João Paulo II em Angola, num momento em que o País vivia transformações profundas na vida política, económica e social, catapultando a nação para um Estado Democrático de Direito.
"Participamos em asseguramentos de grandes eventos religiosos, desportivos e políticos, tais como a vinda do Papa João Paulo II em 1992, a vinda do Papa Bento XVI em 2009, no asseguramento das eleições gerais no País, desde 1992 até a presente data, asseguramento desportivos internacionais como: CAN do Gabão em 2012, CAN da Guiné Equatorial em 2015, Afrobasket e mundial de hóquei em patins, para além de outras missões de carácter formativa dentro e fora do continente africano", elucidou, Tito Munana.
Refira- se que a PIR foi fundada a 04 de Junho de 1992 e teve como primeiro comandante, o Comissario-Geral e ex-Comandante-Geral da Polícia Nacional, José Alfredo Ekuikui.
Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/hw4dVHACvPY
0 Comentários