CORONEL CHINGUARI- DEMETRIO KOKELU TULUMBA



No nosso percurso histórico de resistência contra a ocupação russo-cubana, houve pessoas singulares que deram o seu "litro", para que os intentos dos que queriam ser os únicos, não vincasse.


Não é saudosismo mas gosto muito de reconhecer os esforços dos que nos inspiraram, num passado em que o trabalho os recusava a pausa. Na qualidade de secretário regional, tivi a coragem de homenagear os nossos maiores criando comités com seus nomes: Bula Matady, Lourenço Makanga, Daniel Zola Luzolo e Jaka Jamba. À eles, a minha reverência. 


O CORONEL CHINGUARI foi um desses filhos que deu o seu melhor. Natural de Chikala Cholohanga, foi uma referência de boa parte de jovens naquela época. Furriel da tropa colonial, mobilizou muita juventude para a UNITA. Homem vaidoso, organizado, articulado, inspirador e excelente. O conheci em 87 e frequentei muito a sua casa, eu amigo do Rodolfo e ele amigo do meu pai e naltura DG do EMG/FAA e ajudou bastante na transformação das FALA da guerra de guerrilha para guerra de movimento. Foi inspector geral das FALA apartir de 99/2000 e informava com realismo as condições materiais e psicológicas da tropa.





Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Também desempenhou grandes funções na Direcção Geral da logística (DGLOG), na logística estratégica do Alto Comandante e fez parte da esfera ideológica do partido sendo professor e instrutor no CECKK.


Os seus colegas o chamavam de gabarola: " o General esquecido "mas assim era CORONEL. Quando houvesse intenção de o patentear à Brigadeiro, abordava com todo mundo que "iria à Brigadeiro, para mais tarde dar o salto final ". Quando chegasse nos ouvidos das chefias, adiavam o patenteamento e ele ficava aborrecido. 

Foi muito divertido. Vi com os meus olhos, em 93, no portão de trás do pavilhão V Congresso, um mano a pedir-lhe boleia, ele no seu GX castanho. Nervoso o respondeu: " Não me lixes, já estou lixado com o seu pai porque ocupou um cargo que seria meu". Foi muito engraçado mas vertical. 


Como todos os grandes, também teve erros mas os mesmos não ofuscarão a grandiosidade dos seus feitos, nessa grande obra, que até aqui precisa de homens da sua estirpe para a sua conclusão. Ficou a saudade, palavra que cresce com tempo e com a distância, na esperança de um reencontro.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários