A UNIVERSIDADE NO HUAMBO



A Universidade do Huambo é constituída por várias faculdades: Economia, Direito, Medicina humana, veterinária,  agronomia, etc. Imaginemos que uma das políticas do executivo local seja desenvolver o sector da agricultura na província. Neste caso, poderia criar uma comissão de estuduntes de agronomia para investigarem quais são os municípios da província cujo solo é fértil ( etc) e elaborar um plano orientador a ser entregue ao executivo local. Este, com a dotação orçamental, poderia levar a cabo  este plano orientador. O mesmo se deveria aplicar aos outros sectores sociais: Por exemplo: Uma das políticas do executivo é incrementar e atrair o investimento privado na cidade, desenvolver o sector económico da província ( empresas e consequentemente,  emprego e impostos para o Estado). Neste caso, deveria se trabalhar com estudantes de Economia. Para que estes, com a sua investigação científica, definissem um plano orientador  a ser entregue ao executivo local para levar a cabo esta política. Uma outra política que me parece essencial é: Responsabilidade penal de todos os gestores da coisa pública: O executivo devia incentivar a independência dos operadores de justiça ( Ministério Público, tribunais, etc). E assim, sucessivamente.  Nestes termos, tenho a certeza absolutíssima de que, em 10 anos, Huambo seria uma das províncias mais desenvolvidas de Angola. 




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Portanto, é fundamental estabelecer o que eu chamo '" Ética  comunicativa entre a Academia ( esfera pública do saber, da investigação científica séria e independente) e o executivo local ( esfera pública da decisão política ).  Esta relação entre estas duas esferas é, SUBLINHE-SE, UMA RELAÇÃO DE COMPLEMENTARIDADE


O mesmo rquivale a dizer que o desenvolvimento da província do Huambo não é e não deve ser apenas uma tarefa exclusiva do PODER POLÍTICO LOCAL, MAS TAMBÉM DO PODER ACADÉMICO, DA ACADEMIA. E esta ( Academia) se quiser participar VÁLIDA E EFICAZMENTE do processo de desenvolvimento da província,  então tem de ser SÉRIA E INDEPENDENTE.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários