DÍVIDA MILIONÁRIA: RIQUINHO QUEIXA GOVERNO DE ANGOLA A FIBA E FIFA



Após mais de 15 anos sem pagamento, a dívida do Afrobasquete poderá finalmente ser quitada com a intervenção da FIBA (Federação Internacional de Basketball). O renomado empresário desportivo africano, Henrique Miguel Riquinho, deu o primeiro passo ao entrar em contato com a FIBA, que receberam uma queixa formal dos advogados de Riquinho contra o governo de Angola, responsável pelo pagamento da dívida do Afrobasket  no valor de cerca de 30 milhões de dólares. Trata-se de uma dívida relacionada à área desportiva  e a uma competição sob os auspícios da própria FIBA.



Espera-se que esse processo seja tratado rapidamente, uma vez que a FIBA considerou o Afrobasket  2007 um dos melhores já realizados no mundo, inclusive premiando o país. O facto de, 15 anos depois, o organizador não ter recebido o pagamento representa um escândalo. A FIBA terá à disposição uma série de medidas, incluindo penalidades financeiras e outras multas, podendo até mesmo isentar o país de participar de competições africanas e mundiais de basquete a partir de janeiro de 2024.



Essa situação seria a maior vergonha enfrentada por Angola e pelo esporte angolano nos 50 anos de independência do país. Os advogados de Riquinho solicitaram medidas rigorosas, incluindo sanções econômicas contra o país. Vale lembrar que, em um passado recente, a frota de aviões da TAAG chegou a ser apreendida em um dos aeroportos estrangeiros. Acredita-se que o governo angolano não esteja mais disposto a passar por uma vergonha dessa natureza.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Segundo fontes do Lil Pasta News,  próximas ao processo, Riquinho incluiu na queixa a dívida do Festival Mundial da Juventude e Estudantes, bem como do Mundial de Futebol, que serão encaminhadas à FIFA  e ao Tribunal Internacional de Desportiva, por se tratarem de atividades relacionadas ao Mundial de Futebol sob a égide da FIFA. O Festival Mundial da Juventude e Estudantes está ligado ao Ministério da Juventude e Desportos.


Apesar de estar doente, Riquinho não confirmou nem negou a informação. No entanto, apurou-se junto a fontes envolvidas no processo judicial que a queixa foi de fato apresentada à FIFA e à FIBA. Caso os factos sejam comprovados, as decisões dessas entidades não têm recurso e são de execução imediata.





É importante ressaltar que Riquinho é amplamente conhecido na FIBA e na FIFA por suas bem-sucedidas organizações de diversos eventos esportivos internacionais em Angola, incluindo o Afrobasquete, o Campeonato Africano de Andebol, duas edições da Taça dos Clubes Campeões de Basquete, vários jogos internacionais com as seleções nacionais de basketball  e futebol, a participação na Copa do Mundo de Futebol com a maior caravana africana e a segunda maior do mundo, atrás apenas do Brasil, e outros eventos esportivos. Além disso, destaca-se sua contribuição para a qualificação da seleção nacional de futebol para a Copa do Mundo, com excursões de apoio em mais de 10 países africanos e mais de 100 jogos dos campeonatos nacionais de futebol e basquete, gerenciando as equipes de forma exemplar. Tais realizações tornaram a Casa Real uma das maiores empresas esportivas da África, tendo recebido a visita de estrelas do futebol como Eusébio e Pelé para os Jogos das Estrelas em Luanda.


Redação Lil Pasta News/proibido a reprodução dos conteúdos sem autorização. 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários