O "PASSE-PARTOUT" DE SAVIMBI- JOSÉ GAMA

 


Foi um dos homens em quem Jonas Savimbi mais confiou em vida, servindo-o por cerca de 25 anos à sombra, chefiando a  sua estrutura de apoio e segurança junto do seu gabinete.


Esteve no exército português, mas  abandonaria logo após o 25 de Abril, aos 22 anos, para se juntar à UNITA. Foi no Marrocos, em formação, que um instrutor lhe deu um apelido, por achar que tinha traços do então primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin. Fernando Sambimbi, que passou a ser chamado por  "Begin", foi também o elemento que esteve na base da fundação do que viria a se chamar Jamba, uma localidade ao sul de Angola,  descoberta em Junho de 1979, pelos então tenentes-coronéis Kanjimi e Geraldo Nunda "Lin Piao".



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Era também conhecido por ter um boa pontaria. Savimbi dizia orgulhosamente  que era com ele que aprendeu a caçar. Na imagem, Vemo-lo  numa ocasião que deveria ser o dia 25 de outubro, data do seu aniversário, ao lado do brigadeiro Isaías Samakuva. "Begin" viria a falecer de diabetes  na base do Tchanjo, Bié, aos 10 de dezembro de 1999, dias depois de ter ordenado a contração de uma improvisada ponte para as viaturas de Savimbi atravessarem o rio Cunhinga. As suas ossadas, inicialmente enterradas ao longo da estrada Chidumba/Kuéma, no Cuemba, e localizadas pela CIVICOP, vão nesta sexta-feira, 16, a repousar definitivamente na localidade do Ndejel, Cuito, onde nasceu em 1952.

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários