David Mendes: De Verdugo a Arguido



Durante anos, David Mendes, advogado e ex-deputado da UNITA, foi uma figura controversa na política angolana. Conhecido por sua implacável perseguição ao presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior (ACJ), Mendes agora se vê no centro de um escândalo que pode mudar os rumos de sua carreira e reputação.


David Mendes foi infiltrado na bancada parlamentar da UNITA durante a legislatura de 2017-2022. Nesse período, ele supostamente coletou informações confidenciais com o objetivo de enfraquecer a liderança de ACJ. Com acesso privilegiado a informações que circulavam no Tribunal Constitucional e outros fóruns, Mendes teria trabalhado a serviço do regime para desestabilizar a UNITA.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Entretanto, a opinião pública foi pega de surpresa com a notícia de que David Mendes foi constituído arguido, no dia 6 de agosto, pela Direção Nacional de Investigação Penal da Procuradoria Geral da República. Esta reviravolta sugere que as suas ações contra ACJ poderiam ter sido uma cortina de fumaça para esconder atividades ilícitas, possivelmente relacionadas a fraudes na agência do BPC em Malange, em conluio com uma sua suposta amante.


A Direção Nacional de Investigação Penal convocou Mendes para uma audiência no dia 5 de agosto de 2024, às 10h00, onde tomará conhecimento formal da sua condição de arguido. A convocatória, assinada pela Procuradora Esperança Jorge, indica que o processo-crime está em segredo de justiça, conforme o Código do Processo Penal.


Natural do Cazenga, onde muitas famílias falam kimbundu, David Mendes certamente conhece a expressão "a mu longo" – um ditado que reflete a ideia de que a verdade sempre vem à tona. Agora, Mendes enfrenta as consequências de suas ações, demonstrando que, de fato, o crime não compensa.


 Documento Oficial


REPÚBLICA DE ANGOLA  

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA  

DIREÇÃO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO PENAL


EXMO. SENHOR  

DR. MANUEL DAVID MENDES - ADVOGADO  

LUANDA


N.º 524/24-DNIAP-PGR.57755/2023


Assunto: Solicitação de Comparência


Tramita nesta Direção Nacional de Investigação e Ação Penal da Procuradoria-Geral da República (DNIAP), o Processo-crime registado sob o NUP: 57755/2023, em segredo de justiça.


Nos termos dos artigos 10, 126.º, 137.º al. d), 63.º n.º 1 e 132.º n.º 2, conjugado com o artigo 127.º n.º 6 al. b), todos do Código do Processo Penal, solicito a comparência de V. Exª. nesta Direção, no próximo dia 5 de agosto de 2024, pelas 10h00, a fim de tomar conhecimento da sua constituição em arguido e ser ouvido nesta qualidade, devendo fazer-se acompanhar do seu Advogado.

Para o efeito, contactar a Digna Procuradora, Esperança Jorge.

Sem outro assunto de momento, aceite Exª., os nossos melhores cumprimentos.

DIREÇÃO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO PENAL DA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA, em Luanda, 24 de Julho de 2024.



Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários