Soube através de uma transmissão em directo da página da Administração do Moxico , visitas que estão sendo efectuadas aos mercados por Sua Excelência, senhor Governador Ernesto Muangala, seguido pelo Director Provincial do Comércio, Exm°. Senhor Esmael Keshipoco,com vista a apurar a veracidade das várias denúncias que a população tem vindo a fazer sobre os níveis de desorganização e cuidados dos referidos mercados, bem como ouvir também dos vendedores/as as suas principais preocupações.
De facto, louvamos esta iniciativa, pelo que encorajamos que continuem, pois é assim que se deve governar, estar cada vez mais próximo da população para melhor intervenção quando for necessário. Entretanto, a minha grande preocupação até aqui prende-se com as condições actuais dos mercados no Moxico ( Km5, Baúca,Cidade, Zorró, etc), por sinal não dignas na medida em que atentam contra a saúde pública e espelham índices de pobreza generalizada sem precedentes.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
É imperioso que o Governo Provincial do Moxico comece a pensar em projetos de mercados modernos, à semelhança da Namíbia, onde o governo investe bastante na dignidade dos vendedores ( mercados de construção definitiva, com bancadas organizadas, saneamento básico, WC's, etc). Acreditamos na boa vontade do governo provincial do Moxico sobretudo na pessoa do senhor Governador em querer ver a condição dos mercados rapidamente melhorados. E nisso estamos em crer que em breve conheceremos um projecto de construção de um mercado Provincial do Moxico com todas as condições reivindicadas pela modernidade (séc XXI). De resto, felicito o governo pela iniciativa e auguramos melhorias pontuais.
Não gostaríamos de olvidar, entretanto, as taxas pagas diariamente pelos vendedores cujos destinos são desconhecidos. Portanto, exortamos à nova direção Provincial do comércio que tome a dianteira na organização e exigência de prestação de contas aos fiscais ao nível dos mercados para assegurar o cumprimento dos futuros desafios que se impõem.
Hélder Mwana África
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários