Em sede do último artigo publicado sobre os vestígios do congresso nacional da JMPLA em meio a sua decorrência em todas as províncias do País e dos seus respectivos municípios, distritos e comunas, urge agora a necessidade de destacar nomes que marcaram o pleito a nível dos círculos distritais, comunais, e Municipais na capital de Luanda.
Por norma, o pleito eleitoral é suportado por dois candidatos, na falta do outro concorrente o pleito fica totalmente comprometido e sem pernas para avançar. E pelo que se denotou até aqui, o círculo eleitoral da J a nível dos distritos, comunas, e municípios foi sempre suportado por dois candidatos-quadros apurados pelas comissões para o efeito, com o perfil de puderem corresponder não só às necessidades internas da estrutura ( mobilização e alinhamento de estratégias), mas também da Juventude Angolana a nível das comunidades/localidades onde estão implantados.
Acredita-se que apuração de candidatos com base ao critério de meritocracia, qualidade de formação acadêmica, e o longo percurso de militância,de certa forma veio também a demonstrar não só um comprometimento e seriedade com os princípios democráticos internos, mas também de uma concorrência justa e coerente sem quaisquer indícios de favoritismo ou de nepostismo aqui e acolá.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
À crescente necessidade de adaptabilidade ao atual contexto sócio- político do País tem levado à estrutura Juvenil do Maior Partido(MPLA) a trazer uma nova abordagem e dinâmica de trabalho. Por um lado sinalizando um sinal de reconhecimento e de reflexão em torno da jornada anterior, com vista a percorrer melhores caminhos daqui a diante. E por outro lado, a necessidade de adaptabilidade e posicionamento de quadros nas alas mais estratégicas, permite entender que os desafios externos e a existência de novos movimentos e partidos políticos no País principalmente liderados por jovens, tem impactado e impulsionado pela positiva a estrutura a permitir-se metamorfoses internamente.
A JMPLA por ser uma das estruturas juvenis mais idônea e de caráter social, tem sempre por maior responsabilidade procurar adaptabilidade a cada contexto social e político, de modos a garantir não só confiança ao partido como um todo, mas também a de garantir a sua respetiva continuidade.
O Congresso Nacional que terá eclodido desde o mês de abril a nível do País e do exterior do País com a renovação e cessação de mandatos, e com parte realce no País( Angola) e nos respetivos municípios da capital de Luanda em correspondência dos seus respectivos distritos Urbanos e comunas, elegeu por via de sufrágios internos vários e novos secretários correspondente a uma única direção dentre as quais podemos aqui destacar as seguintes:
a) Municípios de Belas( correspondente aos distritos Urbano do Kilamba,Talatona, Cabolombo, Barra do Kwanza, Morro dos veados, Quenguela e distrito Urbano dos Ramiros) elegeu os seguintes novos secretários:
1- Cda- Alexandre da Silva Joaquim- 1° Secretário do Distrito Urbano Do Kilamba
2- Cda José Capitão - 1° secretário do Distrito Urbano de Cabolombo
3- Cda Faustino Gomes - 1° secretário da Comuna da Barra do Kwanza
4- Cda Priscila Simões- 1° secretaria do Distrito Urbano do Morro dos Veados
5- Cda Reis Viegas -1° Secretário do distrito Urbano do Quenguela
6- Cda Jorge Silva- 1° Secretário do distrito Urbano do Ramiros
7- Cda Samuel Ganga 1° secretário do distrito Urbano de Talatona
E por fim, o Município de Belas elegeu também como o Primeiro Secretário Municipal da JMPLA em belas -o Camarada Evandro de Melo.
b) Município de Viana(correspondente da comuna do Calumbo e dos distritos de Quikuxi, Estalagem, Distrito Urbano do Zango, Vila Flor, e do Distrito Urbano de Viana) elegeu os seguintes novos secretários:
1- Cda Adilson Pinheiro- 1° Secretário da Comuna do Calumbo
2- Cda Luzia Simão - 1° Secretaria do distrito Urbano do Kicuxi
3- Cda Policarpo Figueira- 1° secretário do distrito Urbano da Estalagem
4- Cda José Cadete- 1° secretário do distrito Urbano do Zango
5- Cda Marta dos Santos- 1° secretária do distrito Urbano da Vila Flor
6- Cda Gelson Augusto- 1° secretário do distrito Urbano de Viana
E por fim, o Município de Viana elegeu também como o Primeiro Secretário Municipal o Camarada Miguel Vieras.
A corrida não parou por aí… E ainda outros municípios também deixaram-se levar pelo ar da festa da “democracia interna “e da necessidade de elevar uma nova roupagem de dinâmica. Estes municípios são também os seguintes:
C) Município do Kilamba Quiaxe( corresponde ao distrito Urbano do Nova Vida, Palanca, Golfe, e distrito Urbano da Sapú) elegeu os seguintes novos primeiros secretários:
1- Cda Abraão Manuel- 1° secretário do distrito Urbano do Nova vida
2- Cda Erasmo Muapata - 1° secretário do distrito Urbano do Palanca
3- Cda Gelson Baptista - 1° secretário do distrito Urbano do Golfe
4-Cda Lucas Alberto -1° secretário do distrito Urbano da Sapú
E por fim, o Município de Kilamba Kiaxe elegeu também como o Primeiro Secretário o Camarada Alexandre Pascoal .
d) Município do Cazanga( correspondente aos distritos do Urbano do Cazenga, Hoji-ya henda, Kalawenda, Tala-hady, distrito Urbano do 11 de Novembro, e do distrito Urbano do Kima kieza) elegeu os seguintes novos primeiros secretários:
1- Cda Abel Júlio- 1° secretário do distrito Urbano do Cazenga
2- Cda Abilson Lourenço- 1° secretário do distrito Urbano do Hoji-ya henda
3- Cda Filipe Pedro - 1° secretário do distrito Urbano do Kalawenda
4- Cda Alfredo Jacinto- 1° secretário do distrito Urbano do Tala- Hady
5- Cda Tabita Manuel- 1° secretária do distrito Urbano do do 11 de Novembro
6- Cda Branca Domingos- 1° secretária do Distrito Urbano do Kima Kieza
E por fim, o Município do Cazenga elegeu também como Primeira Secretária a Camarada Isabel Joaquim.
Outros municípios ainda a destacar: 1- Município de Icolo e Bengo: Elegeu como o primeiro secretário municipal da JMPLA o camarada João Malonga
2-)O município de Cacuaco : O Município de cacuaco elegeu como primeira secretária a Camarada Nzuzi da Rocha
3- O município de Luanda: O município de Luanda também elegeu uma nova primeira secretária- a camarada Áurea Cazola.
Entretanto, uma vez que os distritos, comunas e municípios da Capital -chave seus processos eleitorais já estão completados, certamente que os holofotes são agora virados ao ciclo provincial de Luanda e por fim ao ciclo Nacional, em que cujo este primeiro, o pleito eleitoral gira agora em torno da camarada Jessica Romero com a camarada Sicomora Mahama e que por sinal é também ardilosa e estratégica e cumpre com todos os requisitos exigidos para o pleito.
Um outro elemento que não podíamos deixar de fazer referência, é a sintonia robusta do Partido com a sua estrutura juvenil, a inclusão e abertura de mulheres a cargos políticos de destaque tem sido um elemento palpável. As mulheres Angolanas de facto vêm ganhando de forma visível o seu espaço de participação e influência na nossa sociedade. O Partido(MPLA) tem Estado a apostar em promover mulheres jovens, tanto no seu seio orgânico, na sua estrutura juvenil, e sobretudo nas instituições do Estado. Neste congresso Ordinário da JMPLA denota-se uma concorrência maior de mulheres em relação aos homens e principalmente nos postos chaves da organização.
Em meio a corrida eleitoral e cujos os caminhos dão agora para a meta final do congresso Nacional da estrutura juvenil do Maior Partido (MPLA) da maior praça política, a pergunta que se levanta é a seguinte: Quem vai liderar o secretariado nacional da JMPLA? Ademais, as listas de candidatos serão avançadas dentro do próximo mês, e veremos quem de facto terá o perfil para continuar a alavancar a estrutura da melhor maneira possível e trazer aqui uma capacidade de mobilização e de alinhamento de estratégias adaptadas ao contexto e eficazes entre os jovens e sobretudo de impacto e benefício geral.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários