MPLA e o novo grande erro histórico na JMPLA

 


O MPLA esta em vias de cometer o segundo erro histórico, após já ter cometido em 2019, quando indicou um jovem incompetente para disputar com Domingos Béticos à liderança da JMPLA. Feito marionete pelo play-boy Pinto Matamba, Crispiniano dos Santos é o pior líder na história da organização juvenil do MPLA até à data. 


Actualmente a única coisa que desenvolve na JMPLA é a incompetência. A comissão preparatória do 9º Congresso é formada por uma turma de trapalhões. A miopia política é tanta que, no mesmo dia que o incumbente candidato apresentou a candidatura, Carlos Pedro, membro desta comissão, foi o primeiro a partilhar a façanha nas redes sociais. Quanta imprudência…! De nada vale às barbas que rodeiam o queixo de Carlos. Para não variar, ontem foi a vez do Mister Bean, considerado o comediante de todos os tempos. Isso mesmo. Crispiniano faz-nos rir pela brilhante ingenuidade. 



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Coadjuvado por um imberbe, cuja única referência política que é destacada pelos militantes é a sua descendência do político e ex governante Job Capapinha, Crispiniano deixará um malogro legado.


Em 2019, quando um restrito grupo de camaradas do BP fazia rastreio sobre o provável e potencial jovem que sucederia Luther Rescova na liderança da JMPLA, o nome do Crispiniano nem na imaginação passava. Na altura, Santiago Primeiro, o então Segundo Secretário Nacional afastado e vítima de uma cilada sorrateira, era um dos putativos. Mas foi preterido porque precisava amadurecer ainda mais. Não se sabe quem terá sido o membro do o BP que, mais tarde, chegou a misturar alho com bugalhos, recomendando o exímio pastor de ovelhas para lidar a juventude do MPLA. Foi um erro capital. Não se conhece nenhuma ideia politica dele. Não se sabe se pelo menos sabe parar para analisar com alguma convicção os temas.


O MPLA não é um partido paternalista. Não tenho nada pessoal contra o jovem Capapinha. Mas ainda não tem espinha dorsal para segurar o leme da JMPLA. 

Ele precisa sedimentar bem a sua inexpressiva carreira politica no espaço de intervenção pública. Não tem barganha politica. Neste momento a JMPLA precisa de um líder com aceitação pública. Ou seja, uma aceitação cristalizada dentro e fora do partido. Um líder experiente e vivido. 


O erro do consulado de Crispiniano reside no facto de recolherem-se em copas. Estavam mais preocupados com os negócios pessoais do que com a política. Não dialogaram com os jovens. Aliás, mesmo com os membros do Comité Nacional não tem havido esse diálogo. A desilusão grassa em todo corredor daquele andar. 

O jovem precisa fazer estrada. Acredita-se que nem conhece o valor do trabalho, pois, diz-se que tudo que ostenta são dádivas do seu progenitor.


O MPLA não pode continuar a tratar o processo da JMPLA com essa absoluta leviandade. É preciso ler o contexto político. Estamos perto de perder a maioria parlamentar. O nosso desafio é maior. O MPLA não pode voltar a cometer o erro de 2019. 


Castro Mambo para o Lil Pasta News. 

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários