O Presidente da República de Angola e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, prestou uma emocionante homenagem ao General de Exército reformado João Luís Neto, conhecido como "Xietu", que faleceu recentemente em Luanda, após uma doença.
Acompanhado pela Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado compareceu ao velório do nacionalista, que ocorreu no Quartel-General do Exército, no mesmo dia em que o General foi a enterrar. A cerimônia, repleta de reverência, destacou a importância de Xietu na luta pela independência de Angola.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Durante a homenagem, Lourenço depositou uma coroa de flores junto à urna com os restos mortais do General Xietu, enquanto oferecia consolo aos familiares enlutados. Em um gesto de respeito, ele também deixou palavras no livro de condolências, expressando sua profunda tristeza pela perda de um dos mais valorosos lutadores pela liberdade do povo angolano.
“Com imensa tristeza e consternação tomei conhecimento do falecimento de João Luís Neto ‘Xietu’. É com pesar que continuamos a ver partir alguns dos mais valorosos nacionalistas e lutadores pela Independência e liberdade do Povo angolano”, escreveu o Presidente.
Lourenço recordou que o General Xietu se uniu ao MPLA no final de 1960 e teve um papel ativo nos preparativos do 4 de Fevereiro, data que marcou o início da Luta Armada de Libertação Nacional. Ele se destacou como o primeiro Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), ascendendo, por mérito, ao posto de General de Exército.
“Durante a sua brilhante carreira, foram-lhe prestadas honras e atribuídas medalhas do mais elevado valor, em reconhecimento dos seus feitos. A Pátria angolana perde um dos seus melhores filhos. Expressamos os nossos sinceros pêsames à família enlutada, ao círculo dos seus amigos e aos seus companheiros de armas”, concluiu o Presidente.
A cerimônia foi marcada por um clima de luto e gratidão, refletindo a imensa contribuição do General Xietu à história de Angola e à luta pela sua liberdade.
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários