Edifício da RNA e Marítimo da Ilha classificados Património Cultural



O edifício-sede da Rádio Nacional de Angola (RNA) e o Clube Desportivo e Centro Recreativo Marítimo da Ilha foram classificados, pelo Ministério da Cultura, como Património Cultural Nacional e Sítio de Interesse Histórico Nacional, respectivamente.

 

O reconhecimento dos novos patrimónios foi publicado em Diário da República, na quinta-feira, primeira série nº 66 e sustentados por Decretos Executivos assinados pelo ministro da Cultura, Filipe Zau. O edifício da RNA, localizado em Luanda, é considerado um marco da história da Comunicação Social em Angola, tendo desempenhado um papel crucial na formação da identidade nacional e na difusão de conteúdos informativos e culturais ao longo das últimas décadas.

 


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


O reconhecimento como Património Cultural Nacional implica a protecção legal do imóvel e a implementação de medidas de conservação e salvaguarda, assegurando a sua preservação para as gerações futuras, pela sua relevância histórica, arquitectónica e simbólica para o país. O acto de reconhecimento do edifício-sede da Rádio Nacional de Angola reforça o compromisso das autoridades com a defesa da memória colectiva e com a valorização dos símbolos que testemunham o percurso histórico do país no sector da Comunicação.

 

A distinção foi atribuída no âmbito das políticas de preservação e valorização do património cultural, promovidas pelo Governo angolano através do Ministério da Cultura.

 

Na fundamentação do Clube Desportivo e Centro Recreativo Marítimo da Ilha, classificado como Sítio de Interesse Histórico Nacional, o Decreto Executivo faz menção ao facto do mesmo constituir num dos importantes locais de memória da cidade de Luanda e por ter cumprido incontornavelmente o seu relevante papel histórico junto de uma das correntes de nacionalismo angolano.

 

O Ministério da Cultura classificou, ainda, como Património Cultural Imaterial Nacional a dança tradicional Olundungo, símbolo cultural da região do Huambo, o Tambor Chinguvo, no domínio dos saberes e ofícios tradicionais, e o instrumento musical Hungo, no domínio dos saber de ofícios tradicionais, assim como os 19 jogos tradicionais dos povos do Sul de Angola, no domínio das disposições artísticas e das práticas sociais, rituais e eventos festivos.

 

Jornal de Angola


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários