Denúncia de Burla de Recrutamento da empresa AFRICELL no Uíge



No dia 23 de fevereiro de 2025, um grupo de profissionais da área de telecomunicações na província do Uíge foi abordado por um suposto representante da empresa AFRICELL, identificado como Domingos Carlos Vilarinho. O homem, que se apresentava como PhD em Ciências da Computação, estava acompanhado por Inocêncio Gomes, alegadamente do departamento de Recursos Humanos. Ambos estavam hospedados na Hospedaria SISTEC com o intuito de implantar a rede AFRICELL na região.


A princípio, a proposta parecia legítima. Vilarinho convidou três engenheiros (Manuel José Sona Mbenza, Nkiakuma Kalunga e Erlander Tiago Bento António) para formar a equipe inicial de suporte à nova rede, além de solicitar a seleção de três jovens mulheres para funções de técnicas de campo.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


No entanto, a situação começou a levantar suspeitas quando, em 26 de fevereiro, Vilarinho pediu que Mbenza rubricasse um documento para autorização do Governo Provincial do Uíge. Ele alegou que havia apresentado toda a documentação necessária e até mostrou imagens de projetos anteriores, o que inicialmente parecia convincente.


Contudo, a situação começou a se complicar. Vilarinho exigiu que os engenheiros pagassem taxas à Ordem dos Engenheiros de Angola. O valor inicial de 100.000 kz rapidamente aumentou para 170.000 kz, o que despertou desconfiança. Os pagamentos foram feitos para uma conta em nome de Maria Fátima Manuel Armando, esposa de Vilarinho, em vez da conta oficial da Ordem.


Outras ações de Vilarinho, como pedidos de empréstimos e recrutamento massivo de jovens em um feriado nacional, aumentaram a suspeita de burla. Os denunciantes decidiram alertar as jovens recrutadas sobre os riscos, aconselhando-as a não entregar dinheiro ou favores em troca de oportunidades.


Diante dos fatos, os denunciantes solicitaram a intervenção das autoridades competentes para investigar a situação e responsabilizar todos os envolvidos, caso se confirme a fraude.


Os denunciantes confiam nas autoridades e estão dispostos a colaborar para que a verdade prevaleça.


Denunciantes:

1. Manuel José Sona Mbenza

2. Nkiakuma Kalunga

3. Erlander Tiago Bento António

4. Anastácia Rafael Simão

5. Francisca Teresa Manuel Eduardo

6. Esmeralda Paulina Pedro Ribeiro








Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários