TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DA LUSOFONIA EM DESTAQUE NA II CONFERÊNCIA DE ENERGIA DA CPLP

 


A cooperação e a promoção de parcerias e investimentos na transição energética no espaço da lusofonia estarão em debate na II Conferência de Energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre entre os dias 27 e 28 de maio no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.


Com o mote "Impulsionando uma Transição Energética Resiliente, Sustentável e Inclusiva para a CPLP",  o evento de alto nível reunirá governantes, financiadores, empresários, reguladores e especialistas de energia dos nove países e quatro continentes da Comunidade. A conferência ocorre à margem da III Reunião de Ministros de Energia da CPLP, que será realizada na véspera.

Promovida pelo Governo de São Tomé e Príncipe, que detém atualmente a presidência da CPLP, e com apoio institucional do Ministério do Ambiente e de Energia de Portugal, a Conferência pretende reforçar a colaboração entre países e stakeholders, além de destacar o papel geoestratégico da CPLP neste setor.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


A conferência é organizada pela Comissão Temática de Energia dos Observadores Consultivos da CPLP, com coordenação da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP). Este evento marca 10 anos desde a primeira conferência, promovida pela presidência de Timor-Leste da CPLP, também em Cascais.

Nelson Cardoso, Ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, menciona que “esta Conferência será uma plataforma regional de discussão dos desafios que os Estados-Membros enfrentam para o financiamento das suas transições energéticas, da descarbonização da economia e fortalecimento da sua resiliência climática.”

Mayra Pereira, Presidente da ALER, acrescenta que “a presença de representantes de alto nível dos governos da CPLP permitirá avanços na concertação política e alinhamento ao nível da cooperação diplomática, técnica e económica, em preparação para os próximos fóruns e compromissos internacionais, com destaque para a COP30, em dezembro, no Brasil.”

Sandoval Feitosa, presidente da RELOP, enfatiza que “a regulação desempenha um papel crucial na transição energética, promovendo a adoção de políticas e práticas sustentáveis e eficientes. Uma regulação robusta e transparente assegura uma transição energética bem-sucedida.”

Ao longo dos dois dias, a Conferência contará com uma série de sessões ministeriais e técnicas, abordando temas como políticas públicas para a transição energética, planeamento energético, diversificação de combustíveis, sistemas elétricos do futuro, descarbonização e economia verde, e financiamento e investimento.

O evento tem como parceiros a Agência para a Energia (ADENE) e a  Câmara Municipal de Cascais. 

Mais informações em [www.energiacplp.com](http://www.energiacplp.com).

Sobre o Ministério das Infraestruturas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe (MIRN)

O MIRN, além dos poderes gerais previstos na Constituição do XVIII Governo, é responsável pelos setores de telecomunicação, transportes, correio, ordenamento de território e, especialmente, pelo setor energético, através da Direção Geral dos Recursos Naturais e Energia (DGRNE), que abrange as Direções de Água, Energia e Geologia e Minas. 

Mais informações: [DGRNE](https://dgrne.org/).

Sobre a ALER

A ALER é uma associação sem fins lucrativos que visa garantir uma transição energética justa e inclusiva nos países africanos lusófonos, assegurando o acesso universal à energia. Atua como interlocutora entre o setor público e privado para criar um enquadramento regulatório favorável e facilitar negócios nas energias renováveis. 

Mais informações: [ALER](https://www.aler-renovaveis.org/).

Sobre a RELOP

A RELOP é a Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, dedicada a promover a cooperação e a partilha de experiências para garantir a proteção dos consumidores através de uma política regulatória robusta. 

Mais informações: [RELOP](https://relop.org/).


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários