O Conselho Nacional de Juventude realizou hoje dia 26 de Julho na província do Bengo, Município do Dande, Comuna do Quicabo, o histórico lançamento oficial do ano agricola da juventude angolana.
O acto que foi presidido por Isaías Kalunga, Presidente do CNJ e Conselheiro do Presidente da República, contou com a presença do Director Provincial da Agricultura do Bengo Engenheiro Faustino Gonga em representação da Governadora Provincial do Bengo Dra. Maria Antónia Nelumba, do Director para área de crédito do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário FADA, Dr. Tário Barata em representação da Presidente do Conselho de Administração do FADA, de membros do Governo Provincial do Bengo e líderes de organizações juvenis membros do Conselho Nacional de Juventude e, representantes de cooperativas.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Na sua intervenção, Isaías Kalunga disse que a realização deste acto é fruto de muito esforço e dedicação empreendida desde 2022 ultrapassando obstáculos como abertura de um troço de cerca de 17 quilómetros de picada, 6 pantanos e construção de 3 pontes artesanais.
Isaías Kalunga, disse ainda que após o ultrapassar desses obstaculos, dos 300 hectares de terras do CNJ para o erguer da Cidade Agricola da Juventude Angolana, já procedeu-se o desmatamento de aproximadamente 50 hectares de terras, a serem cultivadas pelas primeiras 10 cooperativas legalizadas, sendo inicialmente 5 hectares por cooperativa que doravante proporcionará a criação de 20 postos de trabalho por cada cooperativas, perfazendo um total inicial de 200 postos de trabalho directos e a prespectiva de 50 toneladas de productos diversos na primeira colheita a ser realizada num período não superior a 5 meses.
IK, disse ainda que no decurso da implementação do projecto, irão surgir casas de campo, posto de saúde e escola de campo.
Vamos mobilizar a juventude para o campo para que nos mais variados projectos semelhantes implementemos de forma exitosa em vários municípios rurais do país, ajudando a transformar a agricultura em petróleo negro tal como orienta o Presidente da República General João Lourenço e fazer vincar a celebre frase do fundador da Nação Dr. António Agostinho Neto, de que a agricultura é a base e a industria o factor decisivo.
O Director de Crédito do FADA, felicitou o projecto e garantiu tudo fazer para que as cooperativas sejam financiadas, produzam e façam do Bengo uma terra cada vez mais próspera com a força da produção juvenil.
O Director Provincial da Agricultura do Bengo garantiu proceder o acompanhamento directo e o apoio institucional do Governo para que haja produção ininterrupta, até a fase do efectivo erguer das infraestruturas de apoio.
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação




0 Comentários