Ex PCA da clínica Multiperfil Manuel Dias Dos Santos, acusado pelos funcionários de desviar mais de 5 milhões de dólares da reabilitação da clínica que já dura mais de 15 anos

Os trabalhadores da clínica Multiperfil acusam os gestores da referida instituição de estarem a desviar milhões de dólares que são alocados para a reabilitação e construção de algumas áreas da referida instituição, que nunca termina há muitos anos, afirmaram num documento enviado recentemente  à redacção do Portal Lil Pasta News.


Os funcionários alegam que a referida gestão está entregue à seis administradores e um Presidente do Conselho de Administração, todos de nacionalidade brasileira. Os inconformados alegam que o Tribunal de Contas já domina o assunto e nada tem feito para desmascarar a roubalheira que aí se encontra. “As obras têm sido financiadas pelo Ministério das Finanças; não temos visto a fiscalização, nem tão pouco os relatórios para se prestar contas à instituição, que tem dado as verbas que são de todos angolanos.

Portanto pedimos a Procuradoria-Geral da República para criar uma comissão e investigar as atrocidades que estes senhores têm estado a criar, para o Estado e aos cidadãos comuns que procuram estes serviços”. Segundo a missiva, as irregularidades na clínica Multiperfil começaram desde que o General Hélder Vieira Dias “Kopelipa” tinha Dias dos Santos como o seu testa-de-ferro na clínica para fazerem das suas. O que se sabe, a Assembleia Nacional tem mostrado várias vezes preocupações de como é possível uma clínica, que é cabimentada no Orçamento Geral do Estado (OGE), ainda recebe valores aos cidadãos que são atendidos particularmente.

archer mangueira ministro das finanças
archer mangueira ministro das finanças
A fonte, salienta na missiva que o orçamento que a Clínica Multiperfil recebia na era do General Vieira Dias “Kopelipa” era maior que os três maiores hospitais de Luanda, “Josina Machel, Américo Boavida e Maternidade Lucrécia Paim” recebiam na altura. Portanto, deve-se investigar para se responsabilizar criminalmente os reais infractores. Os funcionários alegam ainda que não entendem porque é que a referida instituição se encontra em estado de deploração, se na altura os gestores tinham tudo para fazerem brilhar a clínica;  até os orçamentos só eram pedidos ao Ministério das Finanças para aumentar o valor. Assim acontecia porque tinham os seus testas-de-ferro na Casa Militar que mandavam e determinavam. “O que mais nos inquieta são os 15 anos de mandatos desta direcção que  recebeu biliões de kwanzas na conta de investimentos públicos e nada fez para o desenvolvimento da clínica e dos seus funcionários;- a estrutura do edifício principal está numa lástima, com uma formação esquelética metálica ao lado, que já gastou muito dinheiro, ainda falta muito para a conclusão da mesma, correndo o risco de ser paga novamente.0,aa75e8a1-972e-446b-830e-7bd1a7329a42

Das obras dos milhões de dólares, temos o esqueleto que o Ministério das Finanças já pagou, o prazo da entrega já terminou há muito tempo e somente temos o esqueleto da estrutura, do projecto “kandenge,” que tinha que ser “kandengue,” mais deram tanta confiança aos brasileiros que lhe escreveram kandenge. Esta obra ficou orçada em muitos milhões de dólares que, por sua vez, um dos generais da Casa Militar quando viu pôs-se a rir e meteu as mãos à cabeça, porque com o dinheiro gasto era pra fazer um edifício de cinco pisos, com equipamentos de alta qualidade, afirmaram os trabalhadores. As fontes denunciaram ainda que o centro de formação, que ficou em três milhões e quinhentos mil dólares;- quem ver aquilo não aceita o valor que foi cobrado e nem oitocentos mil dólares custou. Para não falar do centro de hemodiálise onde os pacientes ouvem falar dos roubos, passam por sérias dificuldades por falta de diversos materiais e medicamentos, muitos acabam por morrer. Os outros que faziam aí hemodiálise abandonaram a clínica, para irem fazer o tratamento fora do país, porque o índice de mortalidade crescera de uma forma galopante, afirmaram.

O parque de estacionamento que só meteram britas,  pela empresa de Dias dos Santos e da sua sócia Cristiane Oliveira da Silva,  pagou-se trezentos mil dólares. Mas, ainda assim têm dívidas muito altas com muitos fornecedores, porque este agora controla a área das finanças para conseguir fazer das suas, denunciaram os funcionários. Os trabalhadores da clínica Multiperfil afirmaram que, dos três ministérios das Finanças que dirigiram a referida instituição, durantes os últimos quinze anos, sabem dos valores que pagaram para  execução das obras, e ainda assim estão naquelas condições. Segundo a nossa fonte, o Tribunal de Contas tem o dossier e sabe dos roubos descabidos que os gestores da clínica Multiperfil tem estado a fazer durante muito tempo.

O Portal Lil Pasta News, contactou o responsável da Clínica Multiperfil, Dias dos Santos, que no momento do contacto ouviu a intenção do referido contraditório e disse “Vocês devem contactar a minha instituição de tutela” ao questioná-lo onde fica a referida instituição que alegava o mesmo desligou o telefone na cara sem qualquer educação.



Ajuda o nosso portal a crescer, entre em contacto connosco pelo WhatsApp +557592433460 e faz uma doação na nossa conta do Banco Caixa Economia Federal no Brasil.
IBAN- BR26 0036 0305 0313 8000 0652 076P 1
Pedro Lauro C Muenho

Postar um comentário

0 Comentários