O Banco de Poupança e Crédito (BPC) entrou em gestão corrente, os accionistas do banco público, o maior do País, orientaram a administração para suspender todas as operações de crédito, as operações de venda de moeda estrangeira, a transferência de divisas para o exterior, a contratação de pessoal, a compra de bens e serviços e as transacções envolvendo o património da instituição.
Mergulhado numa enorme crise de gestão, o banco público despediu mais de 1000 trabalhadores e encerrou quase 60 agências. O BPC reside na carteira de crédito em grande parte incobrável.
Devido às constantes faltas de dinheiro no caixa, muitos clientes do BPC associam esse facto ao desvio de 400 milhões de kwanzas que foi manchete na imprensa nos últimos meses. Facto que levou mesmo o Banco Nacional de Angola (BNA) a realizar um inquérito para apurar as falhas no sistema de segurança e o incumprimento dos protocolos bancários.
Segundo o economista e professor universitário português Joel Benoel só a volta do doctor Paixão Júnior na liderança do banco público, podo alavancar o BPC que diariamente tem se afundado.
Paixão Júnior conhece o banco e sabe os reais problemas daquela instituição, é necessário a experiência e com a força da juventude para poder salvar o maior o banco do país, escreveu Benoel no seu Facebook.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários