Enquanto a população ora por milagres, administrador municipal dos Dembos nomeia esposa como assessora



O administrador municipal dos Dembos, província do Bengo, Joaquim Carlos Cangulo Domingos, nomeou no passado dia 10 de Novembro, a sua esposa Patrícia Augusto Caboco, para o cargo de sua assessora para área política, social e financeira daquela instituição, em violação a Lei da Probidade Pública.


O responsável, nomeado em Abril de 2022 pela actual governadora de Cabinda, Mara Quiosa, nomeou a esposa por via do Despacho n.° 250/2022, segundo noticiou o Club-K.


Dembos com mil e um problemas


Enquanto Joaquim Carlos Cangulo Domingos brinca de dirigir aquele município, a população local continua a lutar pela sobrevivência. Em Outubro do ano corrente, a nova governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, visitou aquela circunscrição e não gostou o que viu e reuniu no átrio do Lumbo (Palácio do Príncipe dos Dembos), com as autoridades tradicionais da Banza de Quibaxe, no município dos Dembos.




Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Durante a audiência concedida à governadora, na presença do prevaricador, as autoridades tradicionais da Banza de Quibaxe, lideradas pelo Príncipe dos Dembos, reclamaram da falta de água potável, energia eléctrica, medicamentos, subsídios para os antigos combatentes, transportes públicos, instituições bancárias e escolas do ensino superior.


As autoridades criticaram, também, o facto de as máquinas de terraplanagem, adquiridas recentemente pela Administração Municipal, estarem a apresentar problemas mecânicos. Na altura, o administrador Joaquim Cangulo Domingos entrou mudo e saiu calado.


Jovens desempregados


O representante do Conselho Municipal da Juventude disse que os jovens manifestaram grande preocupação com a exclusão, nos concursos públicos da Educação e Saúde, de todos os candidatos formados nos Liceus, por não reunirem os requisitos definidos pelo Estado.


Manuel Menezes disse que a falta de investidores privados contribui para o elevado índice de desemprego na região, assim como as dificuldades no acesso aos projectos habitacionais, ausência de créditos bancários para incentivar o empreendedorismo e a criação de pequenas e médias empresas, que têm desanimado a juventude local.


Perante as dificuldades, Manuel Menezes sugeriu que se faça a abertura de concursos públicos em instituições capazes de admitir candidatos formados nas áreas de Ciências Humanas, Exactas ou Físicas e Biológicas, formados nas escolas do segundo ciclo.


Defendeu ainda a criação de estratégias políticas que visem atrair mais investimentos para a região, para que muitos realizem o sonho de ter o primeiro emprego. "É preciso também que a Missão nº 441 dos Dembos seja transformada numa Escola Técnica de Saúde ou num Magistério Primário, visto que os sectores da Saúde e Educação são os que, todos os anos, oferecem vagas de emprego", propôs.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários