OS MÍSSEIS STINGER NA GUERRA DE ANGOLA- ANASTÁCIO RUBEN SICATO



Agora que se está a discutir bastante a introdução na Ucrânia dos famosos tanques Leopard 2, lembrei-me dos mísseis Stinger produzidos pelos Estados Unidos da América. Tratam-se de armas antiaéreas que ajudaram a UNITA a reduzir os efeitos nefastos da aviação do exército do MPLA durante a guerra de 1975-1991.


Esses mísseis foram fornecidos à UNITA em Abril de 1986, pela administração do Presidente Ronald Reagan, na sequência da viagem que o Presidente da UNITA tinha feito a Washington, onde foi recebido por Reagan em Janeiro de 1986.


Durante a visita, Reagan perguntou a Savimbi o que é que ele queria da América. A resposta do Presidente da UNITA não se fez esperar: "mísseis Stinger"! 



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Perante esse pedido, os conselheiros de Reagan reagiram: "Sr. Presidente, essa é uma arma estratégica. Não se pode dar à toa!" 


Após uma breve reflexão, a resposta de Reagan foi demolidora: "Se o que o homem quer são mísseis Stinger é mesmo isso que nós lhe vamos dar".


Para a UNITA, esse foi um enorme ganho, porque se tratava de uma arma muito prática a ser transportada pelos soldados. Assim, foram treinados vários artilheiros para o uso dessa arma e rapidamente se notou uma grande diferença nos teatros de operações. Da parte dos americanos, tudo fizeram para acompanhar o bom uso do Stinger.


Aconteceu há 37 anos.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários