Osvaldo de Lemos Macaia reassume a Vice-Presidência do segundo maior banco de Angola



O nome de Osvaldo de Lemos Macaia é retomado como notícia em vários meios.


De nome completo dado por seus progenitores, Osvaldo Salvador de Lemos Macaia, no caso, depois de alguns anos ter sido levado em caixa alta nas notícias por ter sido um dos mais jovens a assumir a função de Administrador Executivo da Sonangol EP, bem como primeiro angolano a ser formalmente diagnosticado COVID 19, volta a merecer citação pelos melhores motivos, ao ser reconduzido como Vice Presidente do Conselho de Administração do Banco Fomento Angola, o segundo maior Banco de Angola em termos de activos e maior em termos de resultado líquido. Osvaldo Macaia consta como Vice-presidente do BFA, numa lista composta de ilustres e destacadas personalidades, tais como, o antigo Ministro das Finanças, Armando Manual, a antiga Vice-Governadora do Banco Nacional de Angola, Laura Alcântara Monteiro, bem como antigo Secretário de Estado do Orçamento, Alcides Safeca. 



O tecnocrata de quarenta anos de idade mereceu novamente confiança dos meios competentes para o gáudio de muitos, particularmente, na sua terra natal, Cabinda, onde é constantemente citado como referência e fonte de inspiração de muitos jovens. 



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Osvaldo, para os amigos, Macaia, para os colegas de trabalho e nos meios académicos. É tratado carinhosamente por “Vado” ou “Vadinho” nos meios familiares e dos amigos chegados, principalmente para quem partilhou certos momentos na Rua da Polícia-Cabinda antes de rumar para Luanda e outros pontos para dar prossecução da sua formação académica, profissional e humana, torna-se e, uma vez mais, referência e citado nas lides informativas, pelos itens descritos supra. Pessoalmente é descrito pelos seus amigos como uma pessoal muito discreta, reservada e tranquila, mas bastante enérgico e dinâmico quando o assunto é trabalho. 


Vale o facto de o "jovem" (aos 40 anos de idade) sublinhar um curriculum recheado de metas, tendo se licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. Possui igualmente duas pós-graduações direito (Direito do Trabalho e Ciências Jurídico empresariais) pela Faculdade de Direito da Universidade Coimbra, onde viveu durante um periodo de 2 anos. Em termos académicos, destacou-se ainda pelo facto de ter escrito o “Manual de Direito Fiscal Angolano a luz da Reforma Fiscal de 2014” em co-autoria com o Professor Doutor Jónatas Machado, actualmente, Director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. 


Osvaldo Macaia está neste momento a frequentar, outrossim, a Insead Business School (Campus de Singapura), simplesmente, uma das melhores e mais prestigiadas escolas de negócio do mundo e a Tsinghua University School of Economics and Management, a mais prestigiada e renomada Universidade da China, conhecida como a escola da elite política e económica da China, ao qual se destacam como ex alunos simplesmente o actual Presidente da China Xi Jiping, o anterior Presidente Hu Jintao, bem como o antigo Primeiro Ministro da China,  Zhu Rongji. Nestas duas escolas, o Osvaldo Macaia encontra-se a frequentar o Dual-degree  Executive Master Business Administration (EMBA), também designado como Tiemba Program, um programa classificado como 3 mais competitivo do mundo em 2022 pela prestigiada revista americana, Finantial Times. 


Como funcionário público, faz quase vinte anos, iniciou a sua carreira no Ministério da Adminstração Pública, Trabalho e Segurança Social de onde se transferiu para o Ministério das Finanças, tendo sido um dos quadros fundadores do Projecto Executivo para Reforma Tributária (PERT). 

 Ao nível do Ministério das Finanças, desempenhou várias funções, dentre elas, de Chefe de Secção de Tributação do Petróleo e Diamante e de Chefe de Departamento de Legislação Tributária da extinta Direcção Nacional de Imposto. Foi, igualmente, Director Regional da Quarta Região Tributária da AGT que compreende as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Cuanza-Sul, assim como Director do Gabinete Jurídico do Ministério das Finanças. Por Despacho Presidencial, foi, posteriormente, nomeado para o cargo de Administrador Executivo da Sonangol E.P., o maior grupo empresarial de Angola.


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários