Com a benção de vários dirigentes do MPLA: Empresário burlador e corrupto Tomasz Dowbor criar ONG para lavar sua imagem em Angola

 


No último sábado, 2 de dezembro, o empresário polonês Tomasz Dowbor realizou um evento de apresentação da ONG Mariusz Dowbor, em homenagem a seu falecido pai, que teve fortes ligações com o MPLA e trabalhou em Angola nos primeiros anos pós-independência. O evento contou com a presença de diversas autoridades governamentais, amigos de Mariusz Dowbor, familiares e colaboradores.


Tomasz Dowbor é conhecido por ser um empresário que reside em Angola há mais de 20 anos, investindo principalmente no setor privado, especialmente na área da construção. No entanto, sua reputação é manchada por acusações de fraude e corrupção. Segundo o relatório do Banco Nacional de Angola sobre a falência do Banco do falecido general Kundi Paihama, Dowbor é apontado como o maior devedor do banco, tendo recebido empréstimos no valor de 2 bilhões de kwanzas.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Em junho de 2020, Tomasz Dowbor compareceu ao Tribunal Provincial de Luanda, onde foi observado que as empresas utilizadas por ele para solicitar empréstimos não estavam registradas em seu nome, mas sim em nome de "testas de ferro" que trabalhavam para ele, como motoristas e outros colaboradores. Essas pessoas teriam dado uma procuração a ele para realizar suas operações. Durante a audiência, também foram ouvidos os supostos "testas-de-ferro", que deixaram claro que apenas emprestaram seus nomes a pedido de Dowbor.


Diante dessas revelações, a população angolana aguarda ansiosamente esclarecimentos por parte das autoridades policiais e judiciais, como a SIC (Serviços de Investigação Criminal) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), no que diz respeito ao combate à corrupção e à recuperação de ativos. Dowbor enfrenta acusações de diversos crimes, incluindo peculato, participação econômica em negócios, tráfico de influência e branqueamento de capitais.


A criação da ONG Mariusz Dowbor por parte de Tomasz Dowbor desperta suspeitas de que ele possa estar utilizando essa iniciativa como uma estratégia para lavar sua imagem em Angola. A população espera que as autoridades estejam atentas a possíveis tentativas de manipulação e que as investigações sobre as atividades de Dowbor sejam conduzidas de forma transparente e imparcial, visando a justiça e a responsabilização pelos atos cometidos.


Redação Lil Pasta News/proibido a reprodução dos conteúdos sem autorização.


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários