Denúncia de Fraude nas AAA: Operadores ilegais utilizam empresas fantasmas para desviar rendimentos das AAA, denuncia cidadã portuguesa

 


Uma denúncia recebida pela redação do Lil Pasta News revelou um esquema de fraude que compromete os esforços do governo angolano em reativar os Ativos Agroindustriais de Angola (AAA). A denunciante, uma cidadã portuguesa que acompanha de perto o processo das AAA, revela que operadores têm atuado ilegalmente, causando prejuízos aos esforços do executivo e ao presidente João Lourenço.


De acordo com a denúncia e documentos enviados à redação, alguns operadores têm utilizado contas de empresas fantasmas, sem histórico de negócios no setor de turismo, para receber os pagamentos dos rendimentos das AAA. Em seguida, esses valores são distribuídos entre os envolvidos no esquema. A principal figura nesse processo é a empresa CEPME, de propriedade do Sr. Adulai Baldé, natural da Guiné-Bissau e portador de passaporte português.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Segundo a denúncia, Baldé utiliza sua empresa para receber pagamentos, realizar transações em nome das AAA e distribuir milhões de kwanzas em dinheiro vivo para os proprietários do negócio. Somente em dezembro de 2023, estima-se que a empresa movimentou mais de 500 milhões de kwanzas, sendo que parte dos lucros é compartilhada com funcionários das AAA e outros agentes públicos.


A denunciante ressalta a necessidade de investigação por órgãos competentes para acabar com esse tipo de fraude, que já estaria em vigor há mais de um ano. Ela destaca que esse esquema prejudica a transparência e o combate à corrupção liderado pelo presidente João Lourenço, ressaltando que Angola não pode permitir esquemas fraudulentos, especialmente com o apoio e proteção de estrangeiros.


O Lil Pasta News tentou entrar em contato com a direção das AAA e com o Sr. Adulai Baldé, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.


Essa denúncia levanta sérias preocupações sobre a integridade do processo das AAA e a gestão adequada dos recursos do país. É fundamental que as autoridades competentes investiguem minuciosamente as alegações apresentadas e tomem as medidas necessárias para combater a fraude e garantir a transparência e a eficiência na administração dos Ativos Agroindustriais de Angola.


Continuaremos acompanhando de perto esse assunto e traremos atualizações à medida que mais informações se tornarem disponíveis.

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários