O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, chamou a atenção do Secretário do Bureau Político do MPLA para Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, por este ter convocado a Ministra da Administração Pública e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, para exigir explicações sobre um despejo de moradores realizado pela governante.
Teresa Dias, recentemente, venceu uma causa em tribunal pela titularidade do Edifício nº 58 da Rua Frederik Engels, no Bairro Maculusso, em Luanda. Ela e seus familiares reivindicam o imóvel como sendo sua propriedade. Após vencer a causa, a ministra procedeu com o despejo dos moradores do edifício, reiterando que o mesmo pertencia à sua família na época colonial e que, posteriormente, foi nacionalizado pelo Estado angolano em 1975, a um alegado Senhor Luís Pereira (português).
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Em 2012, o Senhor Tomé Dias (são-tomense), alegando ser herdeiro do Senhor Pereira, obteve a devolução do prédio em seu nome, através de um processo judicial que, segundo os moradores, não os ouviu.
Teresa Dias e seus familiares, que têm raízes são-tomenses, emitiram uma ordem de despejo com data limite até 30 de março para os moradores deixarem o prédio. Muitos desses moradores, que vivem no edifício há mais de 50 anos, argumentam que a retomada do prédio é ilegal e que seus contratos com o Estado garantem o direito à moradia. Eles possuem inclusive provas documentais de compra dos apartamentos.
Muandumba convoca ministra e é repreendido por Lourenço
Ao tomar conhecimento dos despejos, Gonçalves Muandumba, julgando-se ainda em tempos do partido único, quando os membros do BP do MPLA tinham poder sobre os ministros, convocou a ministra na sede do partido para pedir explicações sobre o que estava a acontecer. Muandumba agiu na sua qualidade de Secretário do BP para Mobilização e Inserção na Sociedade.
Ao sair da sede do MPLA, a Ministra Teresa Dias, que é prima da primeira-dama Ana Dias Lourenço, contactou o Palácio Presidencial para se queixar sobre ter sido convocada na sede do partido para dar explicações sobre os despejos. Por sua vez, João Lourenço, em solidariedade com a família da esposa, convocou Gonçalves Muandumba e o repreendeu duramente pela sua atitude de sair em defesa dos despejados por Teresa Dias. Segundo fontes do Club-K, Lourenço teria sido muito duro nas palavras ao repreender Gonçalves Muandumba, que saiu completamente humilhado do Palácio Presidencial.
Na primeira semana deste mês, quando os moradores do referido Edifício da Rua Frederik Engels recorreram à TV Zimbo para denunciar os despejos, a Ministra Teresa Dias telefonou para a televisão estatal solicitando a não exibição da reportagem que estava agendada para ir ao ar no programa "Fala Angola" da TV Zimbo na edição de quarta-feira, dia 10.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários