Não foi possível dar-se continuidade ao Debate e Reflexões promovido pelo “Angola em Foco”, na última terça-feira, 23, lá no edifício de extensão universitária da UCAN, ao largo das escolas, em Luanda.
Nelito Ekuikui e Tito Cambanje, ambos juristas, foram os dois jovens escolhidos pela organização do evento para juntos debaterem e reflectirem em torno do tema “O Direito, a Cidadania e a Intervenção Cívica”.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Quando tinham sido consumidos nada mais que sete (7) minutos, a abordagem de ponta-pé de saída que coube ao jurista Tito Cambanje foi literalmente interrompida pelo alarido dos jovens que estavam no lado de fora do edifício, ávidos de entrarem no auditório que acolhia o acto.
Os cerca de trezentos lugares disponíveis na sala foram exíguos para albergar a nata de jovens, maioritariamente estudantes, que acorreram ao local para testemunharem e participarem da iniciativa.
Nem mesmo Mara D’Alva, a moderadora escolhida, teve facilidade de aceder ao auditório – o que ditou o seu ligeiro atraso – por dar de cara com o aglomerado de jovens que estava na porta de entrada do edifício, insatisfeitos por não poderem entrar, em consequência da escassez de lugar.
Sem soluções nem opções imediatas, a organização do Debate e Reflexões sentiu-se obrigada a cancelar o evento, para remarcar numa data e local mais sugestivos, em função das envolventes.
Entre opiniões e visões em volta desse assunto ressalta-se a influência desses dois jovens, para outros jovens, neste momento que se assiste o crescente e a inevitável importância da juventude nas decisões mais relevantes do país.
O tempo, que tem reposta para quase todas as perguntas, respondeu, mais uma vez, à dúvida que pairava sobre quais eram os jovens que inspiram, mobilizam e que são referências positivas para muitos outros jovens.
O número que esteve no local do Debate e Reflexões desta terça-feira clarificou o papel detido por Nelito Ekuikui e Tito Cambanje no seio da juventude, algo que vem ganhando mais sustentabilidade e robustez com o passar do tempo.
Por isso e por outros, a eles e à organização do evento ficou o recado e lançou-se o desafio de que o local a acolher os eventos em que os dois sejam figuras de cartaz combine com a influência e o carinho que esses detêm sobre e pelos jovens.
Justino Vemba - Mukongo com orgulho
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários