Quem é Osvaldo Macaia, o novo CEO do Banco Sol



Osvaldo Lemos Macaia é o novo Presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, em substituição de Teodoro Paixão Franco Júnior. Natural de Cabinda, o novo CEO tem uma experiência de mais de 20 anos, divididos entre a banca e a função pública

Iniciou a sua carreira como inspector do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), em 2014, transferindo-se, depois, para o Ministério das Finanças como jurista sénior do Projecto Executivo para Reforma Tributária (PERT) do Ministério das Finanças (MINFIN).



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Durante a sua passagem no antigo Ministério da Fazenda, Macaia desempenhou várias funções, dentre elas, chefe de Secção de Tributação do Petróleo e Diamante e de chefe de Departamento de Legislação Tributária, afecto à extinta Direcção Nacional de Imposto, bem como a de director regional da quarta Região Tributária da AGT nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Kwanza Sul.

Foi ainda director do gabinete jurídico do MINFIN. Posteriormente, por Despacho Presidencial, foi nomeado para o cargo de Administrador Executivo na petrolífera estatal Sonangol.

Depois de longos anos de servidor público, Osvaldo Macaia entra na carreira a nível da banca em 2020, assumindo o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), acumulando com as funções de presidente da Comissão de Informática e Inovação. Em Agosto de 2023 é reconduzido nas funções de vice-presidente, mas, desta vez, acumulando com as funções de presidente da Comissão de Risco do Banco.

Licenciado em Direito na Universidade Agostinho Neto, o “novo senhor” que vai gerir o banco com activos estimados em um bilião de Kwanzas (1,2 mil milhões USD), possui duas graduações em Direito pela Universidade de Coimbra.

Possui ainda um mestrado em Gestão e Administração de Empresas, numa das mais renomadas escola de negócio INSEAD Business School (Campus de Singapura) e a Tshinghua School of Economics and Managemnet (Beijing, China).

O Telegrama 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários