As centrais sindicais decidiram finalmente chegar a acordo e suspender a terceira fase da greve geral marcada para o dia 3 de julho. Teixeira Cândido, representante das centrais sindicais, declarou que continuarão a trabalhar com o executivo para encontrar soluções para as questões que preocupam os trabalhadores. “Saímos daqui com um entendimento, saímos daqui com um acordo em como cada uma das partes cedeu e, fundamentalmente, as centrais sindicais cederam, por isso estamos em condições de anunciar a suspensão da greve da terceira fase agendada para o dia 3 de julho”, afirmou.
Entretanto, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, explicou os termos do acordo assinado com as três centrais sindicais no que diz respeito ao aumento dos salários da função pública. “Este acordo tinha essencialmente cinco questões estruturantes. A primeira tem a ver com a atualização do salário da função pública, onde acabou por prevalecer o acordo em ajustarmos os salários da função pública em 25% no ano de 2025. Em 2026 e 2027, voltaremos a nos sentar para apreciar os termos da atualização”, explicou.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Sobre o salário mínimo nacional, as partes acordaram fixá-lo em 70 mil kwanzas para as grandes empresas e em 50 mil kwanzas para as microempresas e start-ups. Pedro Filipe mencionou que o tema do salário mínimo nacional passará ainda pelo crivo da concertação social.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários