NÂO APRENDEU NADA COM O PASSADO- GRAÇA CAMPOS



O dicionário da língua portuguesa define a transumância como deslocamento sazonal de gado bovino e ovino para locais que oferecem melhores condições durante uma parte do ano.  

Mas, a abertura política no país e, sobretudo, o controlo do Estado por parte do MPLA fizeram com qu o conceito de transumância se estendesse também a humanos.

Historicamente, esse deslocamento sazonal tem um único sentido: apenas militantes da UNITA enxergam “melhores condições” no MPLA. Assim aconteceu, em 1992, com o falecido Miguel Nzau Puna, Tony Costa Fernandes, Jorge Valentim e Fátima Roque, todos eles altos dirigentes da UNITA à data. Anos, mais tarde, seguiram-se-lhes peixe pequeno como Kawiki e outros da mesma igualha.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Quando se dá em sentido contrário, isto é, do MPLA para a UNITA, além de rara e temporária, essa “transumância” humana tem a inevitável mão dos “camaradas” e visa colocar antenas no interior do galinheiro. Os casos mais conhecidos de transumância inversa envolveram, com os resultados que todos conhecemos, o advogado David Mendes, o jornalista Carlos Alberto e, mais recentemente, o empresário Francisco Viana.

Apesar da má experiência com os falsos arrependidos, a UNITA está a festejar o ingresso, nas suas fileiras, de um familiar muito próximo do governador do Moxico, Ernesto Muangala.

Nas redes sociais, David Matuca, a nova “aquisição” da UNITA é definido como um sobrinho muito querido de Ernesto Muangala, de quem era “alaranja” nos negócios obscuros.

Com muita ingenuidade à mistura, a UNITA acolhe de braços abertos alguém que tem uma vida económica próspera graças ao seu conluio com o actual governador do Moxico, membro do Bureau Politico do MPLA.

Como ensina a história recente, com a chegada o “reforço” não tardará muita roupa suja será lavada em praça pública.

A UNITA deveria, ao menos, interrogar-se por que os "arrependidos" do MPLA só lhe batem à porta às vésperas de grandes eventos, como será o seu  próximo congresso.

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários