Economista Americano diz que sistema bancário angolano "não é atcualmente um investimento viável"



O sistema bancário angolano "não é actualmente um investimento viável", afirmou recentemente Steve Hanke, professor de economia aplicada na Universidade Johns Hopkins, nos EUA, em declarações à  The Banker.

 

Hanke citou o Índice de Liberdade Humana de 2024 do Cato Institute, no qual Angola ficou em 155º lugar entre 165 países em liberdade económica.

 

A pontuação foi prejudicada pelo sistema jurídico e pelos direitos de propriedade do país, onde obteve 3,2 pontos em 10. 

 Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762

Hanke, membro do conselho de assessores económicos de Ronald Reagan na década de 1980, questiona o progresso de Angola em termos de transparência financeira.

 

Os países-membros do FMI são incentivados a reportar dados económicos e financeiros por meio de padrões como o Sistema Especial de Disseminação de Dados e o Sistema Geral de Disseminação de Dados.

 

O SDDS é recomendado pelo FMI para países que desejam aumentar a sua credibilidade e obter acesso aos mercados internacionais de capitais. 

 

Angola adere ao GDDS, que Hanke descreve como um SDDS "de nível inferior". "Se Angola levasse a sério o desenvolvimento de um quadro regulatório forte, já teria se esforçado para aprimorar a recolha e a disseminação de dados", afirma Hanke. "Não está claro se Angola realizou roadshows para solicitar propostas verdadeiramente competitivas ou se esses negócios foram, em vez disso, direccionados a insiders conectados", acrescenta.

Líder Magazine 


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários