Os generais mais poderosos da era de José Eduardo dos Santos estão agora a contas com a justiça e afirmaram que, afinal, a culpa é de Manuel Vicente, ex-vice-presidente:
1 - Na verdade, este julgamento dos generais mais poderosos de Angola é muito interessante — não é todos os dias que se pode ver o general Kopelipa ou o general “Dino” no banco dos réus.
2 - Mas o mais interessante é perceber como o general Kopelipa, que era o “guarda-chuva” de JES, se ligou a Manuel Vicente, o génio da matemática.
3 - A aproximação entre o general Kopelipa e Manuel Vicente, segundo a autora do livro “O Domínio de Angola”, “foi fruto da privatização da riqueza de Angola”.
4 - A privatização da riqueza de Angola aproximou dois homens que, noutros aspetos, se opõem em tudo: o general Kopelipa e Manuel Vicente.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
5 - Segundo a autora, Kopelipa é um homem de ação, nascido numa antiga família da burguesia de Luanda. “Negro, alto e atlético”.
6 - Já Manuel Vicente, que cresceu num meio modesto, prefere negociar.
7 - O general Kopelipa combateu na guerra; Vicente, não.
8 - Um é respeitado pelo Exército e pelo MPLA; o outro destaca-se na esfera económica.
9 - Embora ambos tenham preferência por fatos cinzentos, Kopelipa opta por gravatas às pintinhas, enquanto Vicente prefere motivos florais.
10 - O antagonismo entre ambos também se reflete na sua relação com José Eduardo dos Santos. O general conquistou os galões após vários anos ao lado do presidente; o engenheiro Vicente teve uma ascensão meteórica, com a ajuda da boa vontade do chefe.
11 - Sendo concorrentes na proximidade com José Eduardo dos Santos, seria de supor que tivessem todas as razões para se detestarem.
12 - Contudo, sob o impulso do presidente, tornam-se parceiros de negócios próximos. Durante algum tempo, dirigem a empresa Portmill, que tira partido da liberalização do setor das telecomunicações para adquirir uma parte da operadora pública Movicel.
13 - Conseguem convencer a petrolífera nacional, a Sonangol, e o grupo brasileiro Odebrecht a financiar o dispendioso projeto Biocom, com o objetivo de usar biomassa para produzir açúcar, etanol e energia elétrica. Estabelecem-se também no universo mediático, através do grupo Medianova.
14 - Medianova é o grupo que detém um canal de televisão (a TV Zimbo), um jornal (O País) e uma rádio (a Rádio Mais).
15 - Com o tempo, os dois homens aprenderam a respeitar-se. Segundo a autora do livro, durante os últimos 40 anos, “eles viveram como os verdadeiros donos” deste país.
César C. Chiyaya
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários