Presidente João Lourenço Participa em Reunião sobre a Cólera em África


O Presidente da República de Angola e Presidente da União Africana, João Lourenço, participou, na tarde de hoje, de uma reunião presidencial de emergência sobre a situação da cólera em África. Esta iniciativa foi promovida pelo Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, campeão da União Africana para a Cólera.

Contexto da Reunião

A reunião de alto nível, realizada em formato virtual, foi organizada pela África-CDC (Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças), uma agência da União Africana dedicada a reforçar as instituições de saúde no continente e lidar com ameaças de doenças. O encontro teve como objetivo avaliar o surto de cólera que afeta vários países africanos, com maior incidência no Sudão, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Angola.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Posicionamento dos Chefes de Estado


Os Chefes de Estado presentes, incluindo Félix Tshisekedi (Congo Democrático), Netumbo Ndaitwah (Namíbia), John Dramani (Ghana) e Lazarus Chakwera (Malawi), concordaram que o recrudescimento da epidemia é resultado da falta de investimento em infraestruturas de saúde, água, saneamento e higiene, enfatizando que o continente "não deve aceitar a cólera como algo normal".

Intervenção do Presidente João Lourenço


João Lourenço, o primeiro orador após as boas-vindas de Mahmoud Yussuf, Presidente da Comissão da União Africana, afirmou que “a cólera é muito mais do que uma emergência sanitária; representa um grande obstáculo ao nosso desenvolvimento económico, social e humano.” Ele destacou a necessidade de transformar esta crise em uma oportunidade para resolver problemas estruturais por meio de soluções inovadoras e sustentáveis.


O Presidente também defendeu a importância de investir na produção local de vacinas e medicamentos, afirmando que a dependência de importações externas compromete a soberania sanitária.



 Situação Atual em Angola


Desde o início do ano, Angola enfrenta um novo surto de cólera, com 24.536 casos e 718 óbitos até 2 de Junho, resultando numa taxa de letalidade de 2,9%. No entanto, medidas imediatas do Governo e parceiros têm começado a mostrar resultados positivos em várias províncias.


 Compromisso com a Produção Local


João Lourenço reiterou a urgência de que os líderes africanos assumam o controle das soluções sanitárias do continente, apostando na capacidade africana para produzir vacinas, medicamentos e equipamentos médicos essenciais. Ele concluiu o discurso convocando um compromisso firme e coletivo para garantir um futuro de dignidade, saúde e prosperidade para todos os povos africanos.


 Gênio da Cirurgia Robótica Recebido pelo Presidente


Na parte da tarde, o Presidente João Lourenço recebeu, em seu gabinete, o Dr. Vipul Patel, uma das maiores autoridades em cirurgia robótica. O Dr. Patel está em Angola para desenvolver um programa de treinamento para médicos angolanos e tem realizado cirurgias robóticas no Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda.


O médico, conhecido pelo seu pioneirismo, tem se destacado pelos seus programas de telecirurgia, permitindo que cirurgiões operem à distância, desafiando os limites da tecnologia médica.


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários