Home Office, uma alternativa à subida do preço de taxi urgente

 


Com o recente aumento da tarifa do taxi para 300 Kwanzas em Angola, os trabalhadores enfrentam ainda mais dificuldades no acesso ao trabalho. Enquanto os salários permanecem estagnados, muitos subsídios de transporte continuam baixos ou inexistentes, agravando o desequilíbrio entre rendimento e custo de vida. A situação é ainda mais crítica quando combinada com atrasos salariais e pagamentos irregulares — uma realidade em várias empresas angolanas.


O cenário traz-nos como especialistas e estudiosos desafios e oportunidades de reinventar-nos ou nos adaptar de forma mais coesa com o trabalho e, torna-se urgente pensar em soluções que reduzam custos, aumentem a produtividade, assegurem a motivação e preservem a dignidade do trabalhador. 


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Uma dessas soluções, estou convicto que é o modelo híbrido ou total de home office. O Home Office surge como uma solução estratégica, capaz de reduzir custos para os colaboradores e aumentar a produtividade das empresas. Mas como implementar de forma viável, inclusive em funções que exigem presença ou onde há limitações tecnológicas?

Esta é uma medida que pode ser experimentada e aplicada gradualmente para todas empresas mas obedecendo as suas realidades, avaliando a performance e ajustando conforme os resultados, porém, trago aqui dois pontos iniciais de partida: 

1 - Identificar as funções elegíveis: Nem todas as funções exigem presença física. Dep. como financeiro, RH, marketing, Call Center, contabilidade, design, e outras são facilmente adaptáveis ao trabalho remoto.

2 - Soluções criativas: Nem todas as empresas podem fornecer computadores ou internet, mas existem caminhos como, subsídios mensais de internet; acordos com provedores para planos corporativos; Implementação de dias fixos de trabalho presencial (modelo híbrido).

Partindo destes pontos temos o caminho elucidado mas muito percurso ainda por se fazer, que com vontade e mestria é possível, sim! Defenir metas claras através de KPIs para avaliar resultados e exegir feedback contínuo assegurará todos os "medos" que muitos empresários têm de aplicar o home office.

Para empresas reduz custos em tempos de crise, para negócios criará oportunidade de mercado com o trabalho remoto, para os cidadão no cenário actual já se pode considerar um direito(...).


O home office é uma resposta inteligente ao nosso contexto social e económico. Quando bem implementado, ele não apenas reduz custos, como também melhora o bem-estar, reduz o absentismo e aumenta o engajamento do colaborador.


É tempo de repensar a forma como trabalhamos. O transporte ficou mais caro, mas a tecnologia também ficou mais "acessível". Cabe a nós, líderes e decisores, encontrar o ponto de equilíbrio.


Empresas que se adaptarem terão colaboradores mais satisfeitos, redução de custos operacionais e vantagem competitiva no mercado.


Miquéias Luís 


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários