O advogado e ex-deputado angolano, David Mendes, gerou controvérsia durante um debate acadêmico ao afirmar que o Governo não é o responsável por garantir a alimentação dos filhos dos cidadãos, nem o fornecimento de água nas residências.
A declaração, feita no âmbito de um debate sobre responsabilidade cívica e política, critica o que Mendes classificou como o "mau hábito" da população de culpar o executivo por todas as carências básicas.
David Mendes iniciou sua intervenção questionando a postura da sociedade em relação às dificuldades diárias.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
"Nós temos o mau hábito só de acusar. Ah, não tenho comida, é culpa do Governo. Não tenho água, é culpa do Governo. Espera, o que é que você está fazendo para ter [isso]?", questionou Mendes.
Ele foi enfático ao delimitar as responsabilidades do Estado e do indivíduo:
"O Governo não é responsável por dar comida aos nossos filhos. O Governo não é responsável por pôr água na tua casa. Porque você paga. Mesmo passando a água por aí, se você não pagar, cortam-te a água."
Além de apelar à responsabilidade individual, Mendes dirigiu críticas severas à classe política, acusando-a de vender ilusões em vez de promover o desenvolvimento sustentável.
"Meus senhores, não vamos vender utopia. Os políticos vivem a vender utopia para essa geração," afirmou.
O advogado defendeu que os políticos atuais não estão a orientar a juventude para uma tomada de poder construtiva e baseada em princípios sólidos.
"Os políticos não estão a ajudar essa geração a caminhar para a tomada do poder," disse ele, acrescentando que a mudança deve ser feita com método e foco no futuro: "Essa geração tem de tomar o poder, mas tomar o poder não é de qualquer forma, é com regras e pensar no desenvolvimento. Nós queremos um país que se desenvolva."
Mendes concluiu sua intervenção reiterando a necessidade de focar no desenvolvimento do país, em vez de se prender a ciclos políticos passados.
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação



0 Comentários