Exclusão de Holden Roberto e Jonas Savimbi da medalha na classe de Honra— expõe a nu a falsa reconciliação nacional propalada pelos quatro cantos do planeta



O Gabinete da Presidência da República - Angola, emitiu hoje um comunicado, digamos, sinuoso e pouco coerente que, visou tão- só enaltecer a figura do ex Presidente Agostinho Neto considerado pelo governo vigente como sendo o único que lutou pela independência de Angola, uma concepção completamente errônea, que distorce a história do país quando dizem que desempenhou um "papel ímpar", aqui nota-se claramente a pretensão — ofuscar a imagem das duas figuras, por sinal incortonáveis na história de Angola, nomeadamente Holden Roberto e Jonas Savimbi. A história não se apaga. A lei n°2/25, de 18 de Março (Lei que cria a medalha comemorativa alusiva aos 50 anos de Independência), no art.3°, define as classes das medalhas, a começar pela classe de Honra, Independência e por último, a classe de Paz e Desenvolvimento. 


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


A primeira classe (Honra) é atribuída aos altos dignatários do país, entidades que tenham prestado contribuições relevantes na luta pela independência de Angola. Esta é a classe mais alta, portanto, excluir o Dr Jonas Savimbi e Holden Roberto desta classe é uma injustiça histórica, é atentar contra a verdade histórica nacional, contra a reconciliação nacional. A classe de Independência, atribui-se a " qualquer entidade", seja ela nacional ou estrangeira que tenha lutado pela independência nacional. 

Por fim, a classe de Paz e Desenvolvimento, é atribuida à todas entidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado contribuições relevantes para o alcance e preservação da paz e para o desenvolvimento nacional nos domínios económico, social, cultural, militar, educacional, científico, diplomático, etc. Portanto, sem desmerecer aqueles que foram atribuídos medalhas nas duas últimas classes, mas, as duas figuras políticas supra, por uma questão de honrar às suas memórias e por tudo quanto fizeram por este país, entendemos que, é um despautério atribuí-los medalha na segunda classe (Independência), quando deviam estar na primeira classe ( honra). O país faz-se com todos, e, a reconciliação nacional pressupõe inclusão, unidade na diversidade, fraternidade e solidariedade. Ainda se vai a tempo de corrigir esta hecatombe histórica.


~ Hélder Mwana África


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários