O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e a Visão Mundial Angola assinaram, hoje dia 29 de Setembro, nas instalações do FADA, um Memorando de Entendimento que visa reforçar às Caixas Comunitárias, apoiar a legalização de cooperativas agrícolas e promover o desenvolvimento da agricultura familiar no país.
A Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, afirmou que a parceria surge no âmbito do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar denominado “OSI YETU”, que integra diversas iniciativas direcionadas à agricultura familiar. Entre estas destaca-se a promoção e a criação de Caixas Comunitárias nas cooperativas, bem como o reforço da sua capacidade financeira e de gestão, através de créditos bonificados. Felisbela Francisco acrescentou que, graças a esta iniciativa, já foram financiadas 182 cooperativas nas províncias do Huambo, Bié e Malanje, por meio do produto financeiro "Crédito às Caixas Comunitárias".
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
A PCA acrescentou ainda que a meta para 2025 é formalizar 400 cooperativas agrícolas, começando pelo Huambo, onde se prevê legalizar 150 cooperativas. A dirigente ressaltou que o apoio da Visão Mundial será fundamental na componente formativa e no processo de formalização das cooperativas.
Por sua vez, a Directora Nacional da Visão Mundial Angola, Dawn Goodwin, referiu que a organização, presente em Angola desde 1989, pretende contribuir para o desenvolvimento económico das comunidades. Sublinhou que a parceria é considerada estratégica, uma vez que irá facilitar o acesso ao crédito agrícola, criando oportunidades para as famílias rurais.
A responsável destacou que a Visão Mundial actua actualmente em 19 das 21 províncias do país e manifestou entusiasmo com a cooperação, sublinhando que o acordo permitirá semear um futuro sustentável para as comunidades rurais.
O Memorando de Entendimento define as responsabilidades de cada parte. O FADA é responsável por criar e divulgar os produtos financeiros, identificar as culturas prioritárias, aprovar e desembolsar os créditos e capacitar as equipas da Visão Mundial sobre os seus produtos financeiros.
A Visão Mundial Angola compromete-se a prestar assistência técnica aos beneficiários, apoiar na elaboração de projectos e planos de negócio, monitorar a utilização dos recursos, acompanhar a execução dos contratos de crédito e colaborar no processo de legalização das cooperativas agrícolas.
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação



0 Comentários