1ª EDIÇÃO DA ‘LUANDA ART WEEK / LUANDA SEMANA DE ARTE’ COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DA ARTE NACIONAL



O Museu da Moeda acolhe no dia 05 de Dezembro de 2025, pelas 14h, a cerimónia de abertura da 1ª Edição da ‘Luanda Art Week / Luanda Semana de Arte’.


Luanda recebe, de 5 a 14 de Dezembro de 2025, a primeira edição da ‘Luanda Art Week / Luanda Semana de Arte’, um evento que terá lugar no emblemático Museu da Moeda. É um projeto do Banco Nacional de Angola (BNA), que conta com a montagem do Produtor MAIA TANNER.


A semana de arte tem como objectivo principal dinamizar o panorama artístico nacional, proporcionando uma plataforma de visibilidade para artistas angolanos e promovendo o intercâmbio cultural. Esta iniciativa inaugura um novo espaço de encontro e celebração das artes em Angola, numa atividade gratuita que reúne cerca de 30 artistas, além de vários cineastas, investigadores, curadores e pensadores, com o objetivo de refletir e valorizar a criação artística nacional.


No centro desta primeira edição destaca-se uma grande exposição coletiva, composta por 50 obras de arte, abordando pintura, escultura, instalação, performance e vídeo. A exposição reflete a diversidade das linguagens artísticas de Angola, com o título “INVENTAR O AMANHÃ, COM AS MEMÓRIAS DE ONTEM”.


Esta programação será seguida de dois fins de semana de ciclos de cinema nacional, destacando a produção cinematográfica do país, cuja curadoria é composta por Jorge Cohen e Dreça Lema, com exibição de várias longas e curtas-metragens e diversas conversas em torno dos temas exibidos.


Adicionalmente, e durante cinco dias, o evento oferece palestras e mesas redondas dedicadas à reflexão e valorização da criação artística nacional. Essas conversas abordarão a identidade artística e cultural de Angola, especialmente no ano em que o país celebra 50 anos de independência. Um marco que inspira a revisitar o passado, reconhecer as conquistas e projetar o futuro das artes no país.


Através das obras, das conversas e das imagens que ocuparão o Museu da Moeda, o público é convidado a refletir sobre o papel da arte na construção da identidade nacional e na preservação da memória coletiva.


Com uma abordagem multifacetada e inclusiva, a ‘Luanda Art Week / Luanda Semana de Arte’ pretende traçar pontes entre diferentes campos criativos, do universo visual ao cinematográfico, do pensamento crítico à expressão plástica, fortalecendo o diálogo entre gerações e geografias nacionais. Mais do que um evento, esta iniciativa afirma-se como uma plataforma de conhecimento, partilha e crescimento, refletindo o compromisso das referidas instituições com o desenvolvimento cultural e o fortalecimento do sector artístico angolano.


Com esta iniciativa, o Banco Nacional de Angola reafirma o seu empenho em promover a cultura como elemento fulcral de auto-valorização e como pilar essencial do desenvolvimento nacional, contribuindo para o reconhecimento dos artistas, para o fortalecimento das indústrias criativas e para a consolidação de um ecossistema cultural dinâmico, crítico e sustentável.


Como refere o Museu da Moeda: “num ano que marca 50 anos da nossa independência, reafirmamos o compromisso com a promoção das artes e da memória coletiva. A arte é um canal de identidade, diálogo e reconstrução - e nós, enquanto instituição, investimos para que estas vozes se tornem visíveis e duradouras.” Acrescenta ainda: “a arte conta-nos quem somos e aponta-nos quem podemos vir a ser. Celebrar as nossas narrativas visuais e cinematográficas é também afirmar a soberania cultural de Angola - hoje, amanhã e pelos próximos cinquenta anos.”


Por fim, o Produtor MAIA TANNER sublinha: “valorizar a criação angolana é investir na nossa memória e no nosso futuro. A ‘Luanda Art Week / Luanda Semana de Arte’ estará aberta ao público gratuitamente.”


Dada a grande relevância económica, social e cultural deste evento, vimos solicitar a cobertura do seu órgão de Comunicação Social para a cerimónia de abertura que acontece no dia 05 de Dezembro de 2025, pelas 14h00 no Museu da Moeda.

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários