O mitico SABATA- MARIANO DE ALMEIDA




SABATA foi um dos principais idolos dos musseques de luanda  nos anos 74/75.

Foi o Sabata que recebeu na Dona Amália em luanda no dia 8 de novembro de 1974

(foi aí e neste dia que aderi ao Mpla)a primeira delegaçäo oficial do MPLA chefiado por Lucio Lara.

Lucio Lara e sua delegação de guerrelheiros ficaram espantados e arrepiados ao verem o Jovem e robusto Sabata surgir de uma das janelas do edificio mais famoso do rangel empunhando duas armas G3 de cano cortado disparando de forma cadenciada, sucessivas rajadas curtas e meio longas,num espectaculo sô vistos em filmes.

Os guerrelheiros do MPLA incluindo o Celebre Comandante Valódia e muitos outro da" nossa" historia renderam-se ao protagonismo de Sabata.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Sabata, fez dos musseques de luanda zonas libertadas sob sua jurisdição.


Praticamente Sozinho o Sabata expulsou a Unita e sua delegação de Luanda.

Acompanhado de Zé da Minga e mais trés ou quatro mwadiês, em duas horas desalojou a Unita do edificio Sede do famoso Pica Pau no Rangel colocando em debandada e em fuga desordenada todo aparato da Unita que saiu de luanda em fuga para o Huambo no sentido Maria Teresa, Zenza do Itombe, Cassualala, Dondo, Lussussso até Alto Hama chegando com a lingua de fora e se instalado na Chipipa/Huambo.


O mesmo Sabata depois de ter percebido da morte de seu amigo Toquito pela tropa do ELNA,transformou em cinzas a base da FNLA ou sua simpatia no famoso SUEIRO.

Com Sabata ainda a FNLA foi desmantelada da sua base principal na avenida Brasil, ali onde está hoje o MINARS, na altura denominada CASA DO POVO.

Sentiram ainda o peso do Sabata, e sua elite de "tropas" as bases da Fenuna em São Pedro da Barra, estrada de Catete empurrando-os até Kifangondo.

Foi o Sabata, que depois da morte de NECO, o famoso lider do Grupo Sandokan e depois de ter escapado de um cerco da BJR(Juventude da FNLA)o homem acabou com a temivel  BJR em Luanda.


Tive o previlegio de andar com o Sabata na sua Honda RV50 verde da rua João de Almeida, hoje rua da liberdade na Vila Alice até a Tourada e vice versa.


É ainda atribuida ao Sabata a morte do ALVARO, um dos maiores hoquistas de Angola e do seu Clube BCA da epoca.

O hoquista foi morto ali defronte a escola Emidio Navarro, hoje Ngola Mbandi (Rangel), de forma quase canibalesca(tiraram-lhe o penis e colocaram na boca).


O hoquista era muito querido e morava no bairro Precol.

Luanda ficou chocada, o mundial de hoquei em patins marcado para luanda em 1974 foi tranferido para outro local e com este acto barbaro(dizem atribuido ao Sabata) deu lugar a saida precipitada da população particularmente de raça branca, de luanda para a metropole, tal era o panico e o sentimento de insegurança.


Sabata foi morto na ressaca do 27 de maio de 1977.


"O resto da historia deixo para o meus Kotas  António Venâncio e Pascoal Verissimo da Costa."



"Sabata é pai do actor Sizainga Raúl"


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários