O Vaticano publicou um decreto com o título "Mater populi fidelis", aprovado pelo Papa Leão XIV, que esclarece o papel da Virgem Maria na Igreja Católica.
O Vaticano publicou esta terça-feira um novo decreto com o objetivo de esclarecer o papel da Virgem Maria na Igreja Católica. Com o título "Mater populi fidelis (https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_ddf_doc_20251104_mater-populi-fidelis_po.html)", a nota doutrinal aprovada pelo Papa Leão XIV explica aos católicos como devem entender a figura de Maria e como devem referir-se à mãe de Jesus.
Escrito pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, o texto reconhece a importância de Maria, que "abriu as portas da redenção", mas dá conta que Jesus foi o único responsável pela salvação da humanidade. Por isso, e com o objetivo de pôr um ponto final numa discussão que dura há décadas na Igreja Católica, o Vaticano diz que Maria não pode ser vista com "co-redentora".
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
"Não seria apropriado usar o título 'co-redentora'. (...) Este título pode gerar desequilíbrio na compreensão das verdades da fé cristã", lê-se no documento, citado pelo Vatican News. (https://www.vaticannews.va/en/vatican-city/news/2025-11/doctrinal-note-mother-of-the-faithful-not-co-redemptrix.html)
Acrescenta ainda, no decreto, que Maria pode ser tratada como "Mãe dos Crentes", "Mãe Espiritual" e "Mãe dos Fiéis".
Com este novo documento, o Vaticano pretende encerrar o debate teológico que tem gerado discórdias, embora discretas, dentro da Igreja e até entre os próprios Papas.
João Paulo II chegou a usar a expressão em, pelo menos, sete ocasiões, associando-a à ideia de que Maria sofreu na cruz ao lado do filho. A ideia recebeu oposição do então cardeal Joseph Ratzinger, que viria a ser o Papa Bento XVI, e que considerava que a expressão se afastava demasiado da linguagem bíblica.
Mais tarde, o Papa Francisco, falecido em abril deste ano, também viria a manifestar-se contra o uso do título "co-redentora" em, pelo menos, três ocasiões.
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação



0 Comentários