Escândalo de Extorsão Afeta Antigos Combatentes do Bengo



Estão a nos extorquir, nós, os mais velhos Antigos Combatentes do Bengo. Cada avô cobra metade do retroativo (600 mil kwanzas). Queixamos no SIC/Bengo e nos disseram que a Governadora Mana Maria Nelumba chamou a Delegada Sr. Isabel pra se explicar sobre a situação. Ouvimos que foi aberta uma investigação para saber quem são os envolvidos.


Mas afinal, tomamos conhecimento de que o tal esquema de inserção de nós, que ficamos de fora da prova de vida por motivos de saúde e idade, acontecia na Direcção Nacional dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Ministério, com técnicos do Ministério das Finanças. O Tenente Coronel chefe de Departamento, Sr. Nelson, juntamente com técnicos civis e militares, sabe como foi feita a inserção dos assistidos que não realizaram a prova de vida. O Estado pagava 20 meses, e metade do dinheiro era a comissão deles, fazendo isso por pessoa. O esquema acontecia sem autorização e conhecimento do Ministro da Defesa Nacional, do Secretário de Estado dos Antigos Combatentes e da Ministra Vera Daves. Muitos colegas pagaram, e eles foram ameaçados caso não o fizessem. Alguns mais velhos recebiam cartões multicaixas porque não confiavam; tiravam dinheiro deles e depois devolviam. Foi assim que, ouvidos na boca dos nossos companheiros, fizeram muito dinheiro no Bengo.


Agora estamos ouvindo que este assunto é sensível e por isso pediram para abafar e deixar morrer, já que não pode chegar aos ouvidos do Sr. PRESIDENTE DA REPÚBLICA e da população. Assim, fica claro para nós, os mais velhos que já ganhávamos há mais de 20 anos, que SOMOS NÓS QUE DEMOS A VIDA PARA QUE ESSE PAÍS FOSSE INDEPENDENTE. Lutamos contra o colono e o governo nos abandonou. Fomos prejudicados quando nos tiraram em 2023 sem explicação nenhuma.


Nós, associados dos Antigos Combatentes, tomamos conhecimento de que esse esquema rendeu mais de 80 milhões de kwanzas só no Bengo. Ficamos tristes por saber disso e não sabemos se será feito um levantamento no resto do país.


Camarada Presidente João Lourenço, por favor, ponha a mão e reveja essa situação com urgência. Nós estamos a sofrer muito, já somos idosos e não foi para isso que lutamos. Nós somos os pais fundadores desta nação.

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários