O FADA, Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário, uma instituição reestruturada pelo então saudoso Presidente José eduardo dos Santos, in memorium, como salvação para as familias rurais, vem hoje sofrendo um total abocanhamento de empresas, muito bem identificadas, que por si só transformaram os números mágicos de Felisbela Francisco em lindíssimas estatísticas gritadas em alto em bom som pela mesma que em um ano, bateu a meta de desembolsos, em valor, do conselho que sucedeu. 

Indo aos factos, Felisbela Francisco, gere o FADA numa época de total apoio do seu lobby, Ministra das Finanças, Ministro de Estado para o Sector Econômico, na qual a mesma vai pagando com favores ao ceder créditos e contratos a empresas e pessoas individuais, ligadas aos mesmos. Os exemplos são muitos, são estes empresários que fizeram os brilhantes dados estatisticos de volume de crédito cedido nestes ultimos anos, em desfavorecimento do agricultor rural que padece todos os dias a espera de alguém que os salve da

miséria extrema. 

Indo para a realidade  a rural. Estes valores concedidos em nada reflete no meio rural, qualquer dúvida, andem pelas zonas periféricas rurais onde se produz com enxada, onde há familias que muito cedo se levantam, com seus filhos menores para irem ao campo, onde há cubatas, onde há produção que sustenta o cantinton, o mercado do 30 e outros mercados que absorvem a verdadeira produção. Estes não fazem parte dos planos de Felisbela Francisco, que segundo os especialistas que a mesma trouxe para a oucuparem cargos chaves, representam riscos altos de inadiplência ou seja, são pobres de mais para serem financiados com dinheiro de todos nós. Contudo, está registado em outros fóruns e outras realidades como Zimbabwe, que são estes que alavancam o  PIB e mais contribuem para o aumento da produção nacional. 


O FADA esta em descarrilho no nevoeiro, prova disto, é a barbarie ocorrida recentemente, em uma nota publicada nas redes sociais do FADA, em que diz o seguinte “FADA Realiza Visita Estratégica ao Brasil para Reforço da Cooperação Agrária”. Olhando para o post emitido, o FADA, enviou seus colaboradores ao Brasil para uma especie de troca de experiência e reforço da cooperação agraria, até ai tudo certo. O errado e o disvirtual a babarie, é de quem integrou a missão e passo a citar, tal como nota emitida:  

“A missão é composta por quadros seniores do FADA, nomeadamente: 

o Director de Gestão do Risco, Danilo Teixeira; 

a Directora de Auditoria Interna, Décia Nunda Ferreira; 

a Directora de Compliance, Isabel Silva Gaspar; 

e o representante do Gabinete Jurídico e Contencioso, Paulo Moniz.” 


Quer dizer,  Felisbela Francisco, na sua imaginaria gestão de Excelência, manda para o Brasil, o maior produtor da america latina, juristas e economistas, sentarem com agronomos do topo daquele País, trocarem experiências e mais, os tais Directores nem a um ano estão na instituição, não entendem nada de Agricultura e o berrante disto tudo foi a nota dada a seguir: 

 

“Além dos encontros com o Banco do Brasil, a agenda da delegação inclui visitas técnicas a outras instituições ligadas ao sector rural, bem como à maior área irrigada e agrícola da América Latina, reforçando a dimensão estratégica desta missão internacional.” 

 

Fontes brasileiras, dizem que a comissão, encabeçada pela Directora de Compliance, Isabel Silva Gaspar não sabia ao certo o que estavam aí a fazer, pareciam peixinhos fora da agua. Principalmente nas visitas técnicas as instituições ligadas ao sector rural e ao perímetro irrigado. 


-Dúvido muito que levem algo que irá ajuda-los a fazer o seu trabalho, uma vez que não possuem domínio do agronegócio, dificilmente irão passar alguma experiencia ao chegar no Angola. Disse a fonte brasileira que decidiu permanecer anonima. 

 

A super PCA, decidiu por si só, que agrónomos e colaboradores que percebem bem do negócio, com mais anos de casa e experiência, não estão capacitados para integrarem a tal missão, que por regra deveria ser liderada por um agrónomo, o que penso não faltar naquela instituição. 


 

É caso de se dizer: -Estamos PAIADOS. 


Monandengue!!!


Publicidade 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação