O cidadão Orlando Francisco Manuel Mendes, conhecido como "Dragão Negro", tem feito um apelo urgente por reconhecimento e inclusão nos registos das Forças Armadas Angolanas (FAA). Natural do Alto-Hama, na província do Huambo, Mendes, nascido em 7 de setembro de 1954, dedicou grande parte da sua vida à luta pela liberdade de Angola.
Ingressou nas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) em 25 de junho de 1975, no Centro de Formação de Massangano, no Cuanza-Norte. Desde então, tem uma trajetória marcada por importantes missões e promoções. Em 1976, participou na 9ª Brigada sob o comando de Lúcio Lara, onde atuou na área da Vila Alice. Em 1977, foi transferido para a 4ª Região Militar, onde realizou formação em Infantaria Motorizada e Artilharia.
Mendes teve um papel ativo em diversas operações, chefiando o pelotão de Luta Contra Bandidos (LCB) nas localidades de Quibala e Ebo. Em 1980, já na patente de subtenente, frequentou um curso de oficiais e, no ano seguinte, foi promovido a primeiro-tenente, atuando na Escola de Comunicação em Luanda. Ao longo da sua carreira, esteve envolvido em batalhas cruciais, como a de Kifangondo, onde lutou ao lado de generais reconhecidos.
No entanto, em 1988, durante uma missão, Mendes foi emboscado e capturado pelas forças da UNITA (FALA), passando seis anos nas cadeias da Jamba. Após o seu regresso, tem lutado para obter acesso a assistência médica e inclusão na caixa social das FAA, sem sucesso até o momento.
Atualmente com 70 anos, Mendes enfrenta diversas comorbidades e não vê seu nome nos registos das FAA, o que o impede de obter o reconhecimento e a assistência que merece. O seu chamado à ação é claro: "A Pátria ao seu filho não implorou, ordenou-lhe, e agora deve dar o devido valor".
Em um apelo à comunidade, Mendes e seus apoiadores pedem que esta mensagem seja compartilhada, visando sensibilizar as entidades competentes para que lhe seja garantido o merecido reconhecimento e toda assistência necessária. Para contatá-lo, o telefone é 923 610 055.
A luta de Orlando Mendes não é apenas por ele, mas por muitos que, como ele, deram suas vidas pela pátria e esperam o devido reconhecimento.
Publicidade
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação




0 Comentários