Jornalismo Angolano de luto: FOI A ENTERRAR ÉLIO GAMBOA, FUNDADOR DA ANGOP E PIONEIRO NA DIPLOMCIA ANGOLANA



Foi a enterrar sexta-feira, dia 30, no cemitério da Santa Ana, em Luanda, o jornalista e ex-diplomata Élio Olavo Gamboa, 66 anos, co-fundador de Agência Angola Press (ANGOP) e adido cultural e de Imprensa na Argélia e em Cuba, nos anos de 1978 e 1980, respectivamente.


Nascido em Malanje, Élio Gamboa ingressou nos quadros da ANGOP em Maio de 1975, onde desempenhou, sucessivamente, funções de repórter, redactor e de sub-editor no desk internacional. Em 1978, estreou-se na diplomacia como Adido Cultural e de Imprensa na Argélia onde permaneceu até 1980, tendo sido nomeado de seguida para desempenhar funções idênticas em Havana, Cuba, até 1984. 


Nesse mesmo ano, regressou novamente aos quadros da ANGOP, como delegado-fundador do primeiro escritório desta Agência de Notícias em Londres, capital do Reino Unido, onde permaneceu até 1988.


Regressado a Angola, trabalhou como consultor de Comunicação Institucional e Marketing, com uma gama de clientes que incluíam Instituições Públicas e Empresas privadas na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e noutros mercados mundiais, como a “Morgan Ross International, WHSmith” e a “Marketing Probe (Europe)”, dentre outras.


De 1998 a 2003, Élio Gamboa assumiu o posto de  director de Comunicação e Assuntos Institucionais da  «EUROPEAN SCHOOL OF ECONOMICS, LONDRES (BELGRAVIA), no Reino Unido, onde foi responsável pela  planificação, implementação e supervisão de estratégias de comunicação ligadas ao Campus de Londres e à Rede Global da organização (a Universidade Privada Anglo-Italiana) que compreendia igualmente o 'Campus' de Nova York, Paris, Madrid, Shangai, Roma, Milão, e mais cinco outras cidades Italianas.


Entre 2003 e 2010, assume funções de Consultor Sénior, Director, do “EYG INTERNATIONAL”, CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL, em Londres, Reino Unido.


Entre Abril de 2010 e Outubro de 2012, foi nomeado Consultor adstrito ao Gabinete da Ministra da Comunicação Social em Angola, tendo desempenhado a função de Representante desse Ministério junto da Comissão Nacional para a Exposição Universal de 2010 em Shanghai – China; Director de Comunicação e Marketing da Comissão Nacional e do Pavilhão entre Abril de 2010 e Outubro de 2011. 


Nos últimos anos, Élio Gamboa foi Consultor da AGT para a área de comunicação institucional, corporativa e desenvolvimento de negócios.


Ao longo da sua carreira ÉLIO OLAVO GAMBÔA destacou-se como profissional com experiência consolidada na concepção e implementação de estratégias de comunicação, abrangendo a administração pública, comunicação Institucional, comunicação corporativa e desenvolvimento de negócios, assim como relações externas/ facilitação Internacional,  pesquisas e análises.


Tuazári Nkeita


Publicidade 


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários