Agentes da polícia nacional no Kwanza Sul, espancaram sem piedade o secretário provincial do partido BD naquele cidade

NOTA DE REPÚDIO

O Bloco Democrático-BD repudia veementemente as agressões de que foi vítima o seu Secretário Provincial do Cuanza Sul, António Correia, pelos factos que a seguir se reportam:

1. No dia 29 de Abril do corrente ano, o Secretário Provincial do Bloco Democrático do Cuanza Sul, António Correia, foi vítima de agressões físicas e verbais da parte de agentes da Polícia Nacional da República de Angola em serviço na Gabela, município do Amboim, aproveitando-se do Estado de Emergência.

2. No entanto, a partir das 16h00,  a Polícia Nacional loca, coloca-se  em vários pontos da Vila(Gabela) para impedir a circulação da população, não importando se usa a máscara protectora, ou qual seja o destino dos transeuntes, corre com eles e bate sem dó em crianças, jovens, adultos e até os dementes.

3. Num desses momentos de violência policial, o também professor ( António Correia), apercebendo-se do pânico gerado, dirigiu-se à varanda do apartamento onde se encontrava, para ver o que se passava, tendo sido surpreendido por 2 agentes da polícia, 2 bombeiros e 1 militar das FAA, que subiram até ao 2° andar e invadiram o domicílio, alegando que o cidadão em referência estaria a captar imagens do "sururu" que assistia.

4. Questionados sobre o motivo da invasão, responderam: "vais saber quando estiveres de baixo do prédio". .."e tão logo cheguei de baixo do prédio começaram a me agredir com porretes e frases pesadas do tipo, 'albino de merda, pensas que és superior a nós por teres a cor diferente?'".

5. Acto continuo o dirigente político foi posto no carro patrulheiro da polícia, onde 15 minutos depois recebeu ordem de descer e voltar à casa, após terem verificado não existirem as alegadas imagens no telemóvel.

6. O Bloco Democrático- BD repudia veementemente a violência de que foi vítima o seu dirigente provincial, ante os olhares atentos e serenos dos Srs. Administrador Adjunto da Gabela, João Armando Bordal da Silva, Chefe do SIC, conhecido por Joãozinho, e Chefe das Operações, Tony Ana.

Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762



7. Este comportamento atentatório das regras de conduta num Estado democrático e de direito, salvaguardando e protegendo quem pensa diferente e professe uma linha ideológica partidária, configura um acto claro de abuso de poder e intimidação de dirigentes políticos, encapotada numa suposta tentativa de evitar a transmissão comunitária da COVID-19.

8. O estatuto de um dirigente político permite estar atento às acções das entidades públicas sobre os cidadãos, o que pode requerer a recolha de dados escritos ou fotográficos. Pelo que, ainda que o político do Bloco Democrático-BD estivesse a captar imagens, não se justifica a brutalidade contra si investida pelas forças de defesa e segurança, cuja desproporcionalidade na reacção denuncia que estavam a incorrer em práticas indecorosas e atentatórias ao Estado de Emergência, pois , diz o adágio popular: "quem não deve não teme".

9. O Bloco Democrático-BD, “ALERTA” os cidadãos angolanos e toda a sociedade residente, a  ficarem atentas às tentativas de regresso  às práticas antidemocráticas, intimidatórias e persecutórias, que visam inibir a intervenção pública dos actores não alinhados com o regime vigente e com influência no espaço social, tal é o nervosismo face ao fracasso das suas opções socioeconómicas

10. O Bloco Democrático-BD remeterá nos próximos dias, uma queixa crime às autoridades de direito, convista a exigir a responsabilização dos autores morais e materiais das agressões ao seu Secretário Provincial do Cuanza Sul, Professor António Correia, para que a culpa não morra solteira.


11. O Bloco Democrático-BD reconhecendo a pertinência constituicional de algumas acções do Executivo em tempos de emergência, apela todos os cidadãos, partidos políticos, organizações da sociedade civíl e activistas cívicos, a manter uma vigilância e escrutínio activos e permanentes, como salvaguarda do devir democrático, do bem comum e da vida de todos,  conclamando ao exercício da solidariedade social.
LIBERDADE                 MODERNIDADE                   E                  CIDADANIA

SECRETARIADO NACIONAL PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO BLOCO DEMOCRÁTICO- BD, em Luanda, aos 5 de Maio de 2020
O SECRETARIADO PARA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Saiba mais sobre este assunto, clicando neste link https://youtu.be/GesgYnkzVcY

Postar um comentário

0 Comentários