O parlamentar conversou ontem com a juventude do município considerado celeiro da província da Huíla sobre: "O PAPEL DA JUVENTUDE NA CONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE".
Mucanda e os Activistas Cívicos que o acompanhou admiraram bastante pela adesão e participação activa dos jovens na palestra, pois, num município com muita intolerância política como Chicomba, onde o Secretário Municipal da JURA braço juvenil da UNITA foi morto pelo regime, é de respeitar a postura e atitude da juventude ávida de ver seus problemas sociais e económicos resolvidos.
Segundo o parlamentar a juventude de Chicomba enfrenta muitas dificuldades por falta de oportunidades, e isso é fruto do péssimo estado da estrada Quipungo/Chicomba/Coconda e Matala/Chicomba que afugenta investidores que criariam postos de trabalho paraajuventude, adicionado o problema de distribuição de energia e água.
Chicomba por estar muito distante da cidade capital do Lubango beneficia-se pouco de investimentos públicos, aliás, muitos projectos constantes nos orçamentos gerais do Estado nunca foram executados contribuindo deste modo no subdesenvolvimento permanente do município. Assim sendo o Deputado falou da importância da implementação das autarquias locais em todos municípios para o desenvolvimento das comunidades, porque quem não conhece o teu sofrimento não pode resolver o seu problema (walale vemi lyuti eye wakulihã okuôla kuovindjila).
Mucanda defende que Chicomba por ter muitos rios permanentes e intermitentes, se houvesse vontade política da parte do Executivo, devia se fazer grandes investimentos na área da agricultura familiar e mecanizada como por exemplo a construção barragens para a retenção de grandes quantidades de água e através de canais de irrigação desenvolver-se-ia a produção agrícola em grande escala sem dependência das chuvas. Desta feita não só iria se resolver o problema da fome, criaria também postos de trabalho para a juventude do município.
De acordo com Deputado as verbas da reabilitação da mini-hídrica no município de Chicomba destinada a gerar electricidade e a estimular a agricultura vem a constar dos orçamentos gerais do Estado desde a era JES até hoje, mas infelizmente a obra nunca arranca. Há informações segundo as quais, o governo já havia disponibilizado 400 milhões de Kwanzas para a execução da obras, lamentavelmente os valores foram desviados por governantes larápios de fundos públicos. Este projecto se fosse concluído também geraria empregos para os jovens.
Tendo em conta as características do município, rico em recursos hídricos favoráveis para o desenvolvimento agropecuário, Mucanda defende a construção de um Instituto Médio Agropecuário naquela parcela do território nacional, ajustando assim a prática diária das populações com o conhecimento científico, isso seria um elemento canalizador para combate a fome, a pobreza tanto ao nível local, regional e nacional.
O Deputado criticou a Administradora Dina Bérner Domingos por gerir o município na base do nepotismo desvalorizando os quadros locais mesmo com competências reconhecidas. Essa atitude é comportamento da Dina tem causado revolta e desmotivação no seio dos quadros, inclusive dos que fazem parte do MPLA, que também possuem o know-how para darem o seu contributo pelo município. Até para Comissários Municipais Eleitorais não tira entre os quadros do partido a nível de Chicomba, ela ebusca sempre familiares ou pessoas próximas. Portanto ela além de nomear nepoticamente o pessoal da Administração Municipal e das comunas, impõe ao Administradores Comunais directores dos seus gabinete, com os quais despacha directamente (Administradores Comunais de figuras).
O político disse que na era da revolução para a alternância do poder político não se exige muitas condições de trabalho, pois, o importante é a presença física das pessoas e a conversa com a juventude decorrer com normalidade. Ontem o Deputado realizou palestra debaixo das mangueiras, porque a Administradora Dina não autorizou a realização da actividade no Clube Municipal ou noutra instituição pública como exemplo escola. A Dina demonstrou inequivocamente que está desprovida de princípios e valores democráticos e é símbolo da intolerância política em Chicomba.
Antes da palestra Mucanda passou pela residência oficial da Administradora para uma saudação, porém não foi possível saudá-la por estar ausente de Chicomba desde quinta-feira. Em seguida o parlamentar saudou o Delegado Municipal e Comandante da Polícia, a quem no final do acto se reencontrou para agradecer pelo asseguramento.
A salientar que o Deputado e equipa que o acompanhou percorreram, ida e volta, 712 quilómetros para responder o convite da juventude.
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários