CARTA ABERTA A COMISSÃO MULTISSECTORIAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À COVID-19- Mityano Francisco



A pandemia da covid-19 pegou-nos a todos de surpresa, adaptar-se às mudanças tem sido um desafio todos os dias.


O grande dilema dos últimos dias tem sido a vacinação contra a covid-19, que de forma saudável recomendo a todos apanharmos, porém, há um grande senão, os postos de vacinação encontram-se abarrotados, por isso é ilusório colocarmos a data de 15/10/2021, como limite para obrigatoriamente ter a vacinação feita.


Angola tem actualmente cerca de 34 milhões de habitantes, e até agora ainda não foram vacinadas 10% da população, sem contar com a insuficiência de vacinas nas demais províncias, porque precisamos começar a descapitalizar o país.



Fisioterapia ao domicílio é na MZ Fisio. Contactos para marcação: 924170321, 998024880

Os postos de vacinação existentes são insuficientes, pessoas passam mais de 10 horas em pé, e mesmo assim não são vacinadas, há uma fila enorme nos locais de vacinação, consegue-se ver pessoas num raio de pelo menos 500 à 700 metros de distância.


Hoje para apanhar uma vacina obrigatória é necessário chegar as 3h da manhã, e ainda assim não serás o primeiro, porque já há quem esteja a dormir nos postos de vacinação.


SUGESTÕES:


Para resolução dos desafios actuais com a questão das vacinação contra a Covid-19, sugiro o seguinte:


1. Alargar o prazo de obrigatoriedade apresentação do certificado de vacina, até pelo menos 30% ou 40% da população estiver vacinada;


2. Aumentar o número de postos de vacinação, utilizando escolas, igrejas, universidades, centros comerciais e mercados de grande concentração de pessoas;


3. Recrutar voluntários para uma campanha de vacinação em Massa, tais voluntários podem ser recrutado a através de igrejas, associações juvenis, académicas, entre outras;


4. Para dar robustez ao referido processo de vacinação, podem ainda ser criados postos de vacinação permanente em todas às administrações locais do estado, desde as municipais, distritais e comunais, inclusive nas comissões de moradores;


5. Uma última sugestão é fazermos uma definição sobre as pessoas a com maior probabilidade de exposição e servir-nos de estratégia de vacinação, por exemplo, as escolas deviam todas ter postos de vacinação para os estudantes, os vendedores do mercado.


Exmos. Senhores, o actual estado do país requer que tenhamos calma nas decisões tomadas, e sobretudo porque as leis existem para garantir o bem-estar dos cidadãos, sendo o Estado uma pessoa de bem, recomenda-se que seja feita uma prorrogação da data, e atentem pelas recomendações supracitadas.


Finalmente, importa referir que as enchentes que hoje verificamos nos postos de vacinação são situações com grande potencial de propagação do vírus, entretanto, se temos por objectivo resolver este problema, não queiramos criar um ainda maior.


DE ANGOLANOS PARA ANGOLANOS, UMA ANGOLA DE TODOS.


Ass: Mityano Francisco, Especialista em Administração Pública, Politica Pública e Goveração Local.




Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários