O GENERAL BEGIN NÃO MERECEU HONRAS DA SUA UNITA



Na natureza encontramos sempre montanhas, rios e árvores de referência no conjunto das demais. O Gen. Begin, na UNITA, não foge à regra. "É imperioso que à testa de organizações complexas como a UNITA, estejam pessoas conhecedoras da sua história, dos grandes actores da mesma e saiba herdar o seu passivo". Foi deselegante o presidente da UNITA ter ido ao funeral dos netos do Gen. Kandanda e não ir e nem fazer-se representar no velório do Gen. Begin. Também não foi bom orientar as províncias do Huambo e do Bié,  para seguirem o mesmo exemplo é um atentado à nossa história. 


O Gen. Begin foi o todo poderoso dos Generais junto do Dr. Savimbi com quem despachava directamente. Ingressou na UNITA em 1974, esteve na formação militar e ideológica no Masivi, participou na longa marcha e formou-se na academia militar de Rabat em Marrocos. Tinha a particularidade de identificar jovens estudantes e projecta-los, foi assim que em 1979, no Delta, descobriu os dotes do jovem José Pedro Kachiuao ponto de assistir uma reunião da Direcção. Emocionante equilibrado e homem de consensos.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


O vi pela primeira vez com a patente de coronel, famoso pela pontaria e pelo tiro estintivo, militar de gema, no último assalto teve a missão de controlar as margens dos rios onde o adversário não conseguiu abastecer-se com água. Sempre ao lado do Dr. Savimbi e na gestão de assuntos complexos do partido. Esteve na assinatura dos acordos de Bicesse, em 91 foi colocado em Luanda a dirigir o centro logístico e administrativo do partido, comprando casas, comités pilotos, distribuindo carros e muito mais. Sobreviveu aos confrontos de Luanda, marchando até Cachito de onde rumou até ao Huambo de lá até ao teatro do Bié, de onde recebe orientações para rumar para Jamba, na companhia do Velho Samakuva. 


Em 1993 o Gen. Begin substituiu o naltura Brigadeiro Benjamin Ekuikui como governador da JAMBA, numa fase difícil de crise pós eleitoral, económica, financeira e com estiagem a mistura. O Gen. Begin soube gerir com sapiência essa situação e abriu a Jamba ao mercado livre, inaugurando a primeira loja e a praça (mercado). Findo seu mandato, em finais do mesmo ano, foi substituído pelo MV Isaias Celestino Chitombi. Begin posto no Huambo continuou próximo do Dr. Savimbi como o homem da casa de segurança do MV.


No atentado contra a vida do Dr. Savimbi nos eucaliptos, Vila Nova (Chikala Cholohanga), foi um dos poucos que sabia do esconderijo dele e apartir de lá comunicava com o país e com o exterior. No Bailundo e Andulo desempenhou as funções de chefe da segurança externa. O Gen. Begin mereceria mais, o homem deu o seu melhor para a causa triunfar. AKOME, CENDE KUAVA VA CI TENLA, KA CI KANDE KUAVA CA VA SESAMA. O PODER DE IR NAS MÃOS DAQUELES QUE CONSEGUEM E CONHECEM O PARTIDO E NÃO PARA AQUELES QUE LHES INFEITA. 


Ao Chikukuma, Musikita, Joly, Lote, Chimboto e outros aqui vai o nosso abraço de solidariedade e reconforto.

Demetrio Kokelu Tulumba 

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários