Qualquer pessoa que fala mal da UCCSA é mal-intencionada e não é chamada por Deus, afirma novo Secretário Geral da IECA



Na sua primeira entrevista desde que tomou posse no domingo, 30 de junho de 2024, Luciano Chianeque, Secretário Geral da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), fez declarações contundentes no programa Discurso Directo da Rádio Ecclesia transmitido nesta terça feira, defendendo a União das Igrejas Congregacionais na África Austral (UCCSA). 

Chianeque afirmou categoricamente que "qualquer pessoa que fala mal da UCCSA é mal-intencionada e não é chamada por Deus."

A UCCSA tem sido um tema fraturante dentro da IECA, como já publicado pelo portal Lil Pasta News, e há um grupo de líderes que avisou que, se a liderança insistir nesta união, vão se queixar às autoridades do país e há risco de divisão na Igreja.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Chianeque foi enfático ao declarar: "A UCCSA é igreja congregacional, ponto final. Se alguém está contra a UCCSA está contra si mesmo. A UCCSA é igreja congregacional em outros países da África Austral. E nós somos congregacionais em Angola. E, portanto, os que querem se aproveitar, ... a UCCSA não é outra coisa."

Quando questionado pela jornalista se a entrada da IECA na UCCSA implicaria a perda de alguma soberania em termos de decisões, Chianeque respondeu que a união é benéfica. "É bom que nos juntemos. Estamos a ver a questão da universidade, onde é que vamos tirar professores? Temos de chamar os outros, olha por favor…, e eles vão nos dar. Eles é que vão pagar o professor, eles é que vão fazer tudo. Se ouvir alguém a falar mal contra a UCCSA, esta pessoa é mal intencionada, não é chamada por Deus."

As declarações de Chianeque ressaltam a importância que ele atribui à união com a UCCSA, destacando a colaboração e os benefícios mútuos que podem ser alcançados, especialmente na área educacional. A controvérsia, no entanto, continua a dividir a IECA, com debates acalorados entre os membros sobre o futuro da igreja e sua independência.

Sabe-se que o Secretário Geral cessante da IECA, André Cangovi, assinou um acordo de adesão a UCCSA que gerou indignação. Para emendar o erro, depois levou o assunto a uma Assembleia Geral da IECA. Este órgão decidiu criar uma comissão para andar pelas províncias e recolher opinião dos membros. Luciano Chianeque foi então indicado como coordenador da referida comissão. A maior parte das províncias disse que não apoiava o acordo de adesão a UCCSA porque implicava na perca de soberania e do património, mas que optariam por um acordo de parceria em questões essências. Além disso, está a questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo permitido na UCCSA, que é uma igreja liberal.

Por causa das tensões que o assunto estava a gerar na altura, o Secretário Geral de então decidiu deixar de tratar do assunto, porque também se aproximava o período eleitoral. Durante a última Assembleia, o agora Secretário Geral, Luciano Chianeque, na altura candidato, disse que a igreja não devia se dividir por causa da UCCSA e prometeu que o assunto ficaria fora da agenda. 

As declarações desta terça feira surpreenderam os membros e estão a gerar enormes discussões.


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários