PARA O CONHECIMENTO DA FAF, CAF E A FIFA

 


MBUNJEI é uma comuna do município de NGALANGI, antes pertencentes ao município de CHIPINDU, província da HUILA. Esta região faz fronteira a norte com a província do Huambo e a leste com a província do Bié. A prática agrícola é que caracteriza a área e o seu povo, como o cultivo do milho, feijão, a batata doce, batata rena, a mandioca, o inhame, a ginguba, hortaliças, apicultura, a avicultura, a pesca, a criação de gado bovino, suíno e caprino. Também é rica em ouro e o mineiro de ferro, com presença de muitas empresas a explorarem industrialmente e de uma forma artesanal, empregando assim alguns jovens. 


Reza a história que, a localidade foi fundada por MUNU, que foi da corte de NDUNDUMA Rei do Bié, no EKOVONGO. Este meu quatrisavo ao desentender-se na corte com os seus companheiros, achou por melhor fundar a área dele, onde trouxe sua família e estrutura, incluindo as suas belas irmãs. Criou a sua estrutura local e esteve em ligação com o reino de NGALANGI, na necessidade de travarem o expansionismo português e posteriormente facilitar o comércio da BORRACHA. Assim procedeu-se a livre circulação de pessoas e bens. Os ovimbundus iam à busca de borracha (ekenha) e ao regressarem desta longa viagem, paravam aí, para um descanso, antes de chegarem no Lobito ( kupito w'olombapolo), onde procediam as respectivas vendas.



Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Ao descansarem nesta área, que é a nossa terra, utilizavam suas mercadorias ( a borracha), para trocarem um trumunu, faziam bolas de borracha, para jogarem futebol, ( OKU TASULA OMBUNJE), OMBUNJE é a bola que era jogada com os pés e é football para os Ingleses, daí o nome MBUNJEI. Para dizer que, o MBUNJEI É A ÚNICA LOCALIDADE NO MUNDO COM O NOME DE FOOTBALL. É património cultural e urge a devida exploração desse espaço, com a construção de um monumento histórico, tendo a sua importância, do ponto de vista histórico ( comércio e desporto e religião). Até o missionários ao escalarem NGALANGI, deram-lhes a proposta de intalarem-se no MBUNJEI e assim o fizeram.


Há toda uma necessidade de se criar uma comissão multissectorial no intuito de dar mais visibilidade a localidade, tendo em conta a sua importância de dimensão mundial. O Ministro da Juventude e Desporto, deve construir uma escola de futebol, o Ministério da energia e água, deve aproveitar a barragem do Gove, para iluminação e canalizar a água,   o Ministro do Interior construir uma esquadra que dignifica os habitantes, a Ministra da saúde deve construir um hospital de referência, o Ministro da Cultura deve construir um monumento e espaço cultural. Muitos filhos desta localidade foram exímios dirigentes desportivos e praticantes desta modalidade. 


Demetrio Kokelu Tulumba

Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários