Angola terá um financiamento de 300 milhões USD do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para investir em projectos agrícolas. A directora da Região da África Austral e Ocidental do FIDA, Sara Kimweri, confirmou a informação no dia 20, em Caxito.
Durante a visita à localidade de Santa Mboleia, Kimweri afirmou que o foco do investimento está nos resultados para a produção agrícola. “Angola tem um protocolo de 300 milhões de dólares com o FIDA. O objectivo é ampliar o investimento e fortalecer as parcerias com o Governo”, disse.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
A chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Dulce Sacala, informou que a região conta com escolas de campo.
O projecto tem 97 unidades do primeiro ciclo, 43 do segundo e uma do terceiro. Cerca de quatro mil membros participam da iniciativa e acessam um crédito de 149 mil kz, além de insumos agrícolas. “As escolas de campo aumentam a produção agrícola. No início, as famílias cultivavam 100 metros quadrados. Hoje, chegam a 300 metros”, disse Dulce Sacala. A Escola de Campo Esperança do Futuro cultiva quatro mil hectares e atende os municípios de Dande, Nambuangongo, Piri, Quibaxi e Pango-Aluquém.
A previsão para 2025 é colher 60 toneladas de produtos. Tina Zombo, membro da Escola de Campo do Futuro, relatou mudanças na produção. “Antes, cultivava como no tempo dos nossos pais. Hoje, aplicamos novas técnicas”, afirmou. Na chegada a Caxito, Sara Kimweri reuniu-se com a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
Mercado
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação
0 Comentários