Diversão com IA vs Privacidade- Fernando Palaia



Hoje um dos temas mais debatidos nos dias de hoje é sem sombras de dúvidas a Inteligência Artificial (IA), quase todas as soluções tecnologicas incorporam este elemento, que acaba por se facilitador de muitas tarefas que levariamos muito mais tempo se fosse feitas de forma manual - O que representa uma grande vantagem no que diz respeito a Produtividade.

Recentemente o mundo inteiro acomapnhou a nova actualização do ChatGPT, que permite transformar imagens normais no estilo de banda desenhada, propriamente do estúdio Ghibli, conhecido por suas animações japonesas (animes).

Certamente, como qualquer nova actualização gera curiosidade no seio das pessoas em querer testar e ver como ela funciona. Várias pessoas inclusive famosos surgiram em redes sociais com suas fotos transformadas no estilo Ghibli.


Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762


Sem sombra de dúvidas um dos grandes desafios que a IA trouxe é a privacidade. Se por um lado temos a facilidade de executar tarefas em curto prazo, por outro lado temos os nossos dados a serem processados por estas ferramentas, que muita das vezes nem sabemos onde e como eles serão utilizados.

Os nossos dados já andam na internet e daí ?

A falta de literacia faz com que individuos sem bases sobre cibersegurança, façam este tipos de pergunta, por vezes até de forma inocente. O que elas talvez não saibam é que, assim como na vida quotidiana nós nunca eliminamos um determinado risco a 100%, o mesmo acontece com a cibersegurança, ela não promete a segurança total de todos os seus dados, mas pode diminuir o impacto de exposição.

Que algumas informações sobre nós já estão disponiveis na internet isso é evidente, ainda assim todos gostariamos de ter mais privacidade sobre aqueles dados mais sensiveis.

Um exemplo básico: o facto de sabermos que um bairro é altamente perigoso, não nos impede de reforçarmos a segurança da nossa casa. Ninguém deixa a porta aberta para os ladrões roubarem à vontade. Eu penso que esta mesma filosofia deve ser aplicada no mundo digital.

Ao enviar fotos pessoais, de crianças inclusives ao CHATGPT ou uma outra ferramenta de IA, estamos igualmente a enviar informações armazenadas nas fotos (conhecidos como metadados), tais como: a localização, nome do nosso dispositivo e etc. Sem mencionar que as fotos em que o nosso rosto é bem visível podem ser extraidas informações sensiveis tais como: ID biometrico, raça ou origem etnica presumida, geometria facial.

E que medidas podem ser tomadas para reduzir o risco de exposição ?

O teu rosto é tua identidade visual, ao subires a tua foto numa ferramenta de IA, estarás a dispobilizar a custo zero os teus dados biométricos.

A partir da tua imagem o chatGPT pode aprimorar as suas respostas e corres o risco de algum dia seres vitima de um deekfake (exemplo: usar o teu rosto para cometer crimes cibernéticos).

 A tua privacidade está em jogo, leia os termos de privacidade da plataforma para saber como os teus dados estão sendo tratados para a finalidade em que deu o concentimento (evite usar fotos dos seus filhos menores de idade).


Por: _Fernando Palaia_

Engenheiro Informático

Especialista em Cibersegurança


Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a


Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação 

Postar um comentário

0 Comentários