Um texto elaborado por Altino Kapala Kayela, Secretário-Geral do Tribunal Supremo e considerado um dos principais aliados de Joel Leonardo, nega que Edbia António Isaac Leonardo seja filha do ex-Presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ).
Nesta semana, o portal Nsinsareflexoes.com (https://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=58125:filha-de-joel-leonardo-na-folha-de-salario-do-tribunal&catid=8:bastidores&lang=pt&Itemid=1071) divulgou documentos que indicam que Joel Leonardo teria inserido Edbia, de 31 anos, residente no Lubango, na folha de salários do Tribunal da Comarca do Soyo, onde alegadamente aufere vencimento sem nunca ter exercido qualquer função.
Fisioterapia ao domicílio com a doctora Odeth Muenho, liga agora e faça o seu agendamento, 923593879 ou 923328762
Na sua nota de defesa, Altino Kayela não esclarece os motivos que levaram Joel Leonardo a incluir Edbia Leonardo na lista de funcionários do Tribunal do Soyo, onde consta há três anos como beneficiária de salário, apesar de jamais ter comparecido ao local de trabalho.
Natural e residente no Lubango, capital da província da Huíla — mesma província de origem de Joel Leonardo — Edbia António Isaac Leonardo é identificada, segundo uma nota enviada por Amilton Leonardo à redação do Club-K, como filha de Celestino Martelo Leonardo (falecido) e de Madalena Isaac Leonardo, não havendo, segundo ele, qualquer grau de parentesco com o ex-Presidente do Supremo.
No entanto, à semelhança da nota de Altino Kayela, Amilton Leonardo também não explica por que razão o nome de Edbia aparece num despacho oficial assinado por Joel Leonardo, o Despacho n.º 055/CSMJ/2022, que a inclui numa lista de funcionários a serem inseridos na estrutura judicial da província do Zaire.
Edbia foi colocada diretamente na posição n.º 7 da lista de aprovados para o Tribunal da Comarca do Soyo, sem nunca ter estado na província do Zaire, muito menos no município do Soyo. A jovem jamais se apresentou ao serviço, mas continua a receber salário regularmente, sendo considerada uma funcionária fantasma.
Nota da redação
O Club-K retomou a matéria publicada pelo portal Nsinsareflexoes.com (https://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=58125:filha-de-joel-leonardo-na-folha-de-salario-do-tribunal&catid=8:bastidores&lang=pt&Itemid=1071). Apesar da indefinição quanto ao grau de parentesco entre Edbia e Joel Leonardo, entende-se que tal não invalida o fato grave de favorecimento, uma vez que a jovem foi inserida na folha de salários de um tribunal onde nunca foi vista a trabalhar. A situação é considerada matéria relevante para apreciação da Procuradoria-Geral da República, sobretudo no que diz respeito à legalidade e à transparência da gestão administrativa no setor judicial.
Siga o canal do Lil Pasta News clicando no link https://whatsapp.com/channel/0029Vb4GvM05Ui2fpGtmhm0a
Lil Pasta News, nós não informamos, nós somos a informação



0 Comentários